Aula de português na educação superior: Um olhar para a aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4134Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Competência interativa e comunicacional, Redação comercial, Língua materna.Resumo
Independentemente da disciplina que se ministra, é possível provocar discussões em prol de uma aprendizagem significativa. Certamente alguns conteúdos são mais propícios que outros. Além disso, de modo geral, disciplinas e conteúdos direcionados ao futuro campo de atuação profissional tendem a atrair mais o interesse e a participação dos alunos. Com base nesses pressupostos, este artigo apresenta um relato de experiência e discute os resultados alcançados com a aplicação de uma atividade que teve como objetivo promover o desenvolvimento das quatro habilidades necessárias à competência interativa e comunicacional, conforme Irandé Antunes (2016): ler, escrever, falar e ouvir – fundamentais para toda e qualquer atuação cidadã e profissional. Tal proposta foi apresentada na disciplina de Redação Comercial I, ministrada para alunos do primeiro semestre do curso de graduação em Administração de Empresas, de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo. A atividade elaborada para essa referida turma parte da técnica “pequenos grupos para formular questões”, proposta por Masetto (2003, p. 119), e termina com a escrita e reescrita de um artigo de opinião. Dessa forma, pretende-se mostrar, ainda, como, a partir de uma técnica interativa e de materiais que fazem parte do cotidiano social e profissional dos alunos, foi possível propiciar um estudo efetivo da língua da materna.Referências
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