ESCOLA, PODER E CAMPO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOB AS LENTES DA SOCIOLINGUÍSTICA E DO PODER SIMBÓLICO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4147Palavras-chave:
ensino de língua, preconceito linguístico, poder simbólico, lugar de fala.Resumo
RESUMO
Em um exercício de revisão bibliográfica, este estudo propõe uma discussão sobre o ensino de língua materna institucionalizada sob as perspectivas da Sociologia e da Sociolinguística. Para tal, fundamenta-se nas contribuições de Bagno (2011), Marcuschi (1997), Bechara (2009) Saussure (1995) e Bourdieu (1998).
Considerando a língua enquanto prática social, e, portanto, aspecto da cultura e importante traço do processo identitário dos sujeitos, reconhece-se a necessidade de ponderar práticas linguistas de variantes menos prestigiadas socialmente, admitindo a língua como signo de poder e instrumento de integração social – de conhecimento e de comunicação – possibilitando diretamente a leitura de e a relação com o mundo e, por extensão, a reprodução ou transformação da ordem social.
Por conseguinte, relacionando o poder simbólico, advindo da teoria bourdieusiana, com o preconceito linguístico de Bagno, depreende-se que os processos de exclusão linguística e de exclusão social estão intimamente ligados, impactando os lugares sociais e lugares de fala.
Partindo de uma análise da instituição escolar – espaço cuja função, socialmente difundida, seria de promover possibilidades de mobilidade social por meio da apropriação de conhecimento - pretende-se ponderar a relação entre ensino de língua, a constituição do campo linguístico e o poder simbólico, visando os impactos que acabam por perpetuar e legitimar as desigualdades sociais, consolidar os lugares de fala e perpetrar o habitus da classe hegemônica dominante.
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55.ed. São Paulo: Loyola, 2013.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. Trad. de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. cap. 5, p. 154-183.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos da Educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. cap. 2, p. 39-64.
BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. cap. 3, p. 59-73.
BOURDIEU, Pierre. O capital social – notas provisórias. In: NOGUEIRA, Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos da Educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. cap. 3, p. 65-69.
BOURDIEU, Pierre. O mercado de Bens simbólicos. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. cap. 3, p. 99-181.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos da Educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. cap. 4, p. 71-79.
BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. cap. 1, p. 7-16.
Bourdieu: Sociologia. Trad. de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. cap. 5, p. 154-183.
KRUPPA, Sonia M. Portella. Parte 1: A educação como tema da sociologia. In: KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da Educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2016. p 23 – 86.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 26. ed. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix: 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index