Análise das contribuições do estágio supervisionado e do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para formação de professores no Alto Solimões, Amazonas.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4192Palavras-chave:
Formação de professores, Estágio Supervisionado, PIBID, EnsinoResumo
Nos dias atuais, as universidades ocupam um papel essencial para a formação do professor, pois no decorrer da graduação o aluno universitário realiza os estágios supervisionados que permitem um contato direto do futuro docente para conhecer o âmbito escolar e vivenciar a realidade educacional. Este trabalho teve como objetivo conhecer o funcionamento do Estágio Supervisionado e do PIBID, bem como, as concepções dos alunos sobre as respectivas realidades; analisar e comparar os documentos que regulamentam o Estágio supervisionado e o programa PIBID. A pesquisa foi realizada no Instituto Natureza e Cultura (INC/UFAM) e, teve como público alunos do 9º período matriculados no Estágio supervisionado III e, bolsistas e ex-bolsistas do PIBID. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sendo os resultados analisados quantitativa e qualitativamente. Como resultado, destaca-se que as contribuições de ambos, PIBID e Estágio Supervisionado, está centrada na melhoria da formação inicial de professores possibilitando uma integração entre universidade-escola, o que possibilita a inclusão do licenciado no contexto escolar desde o início da sua formação. Desta forma fica claro que tanto o Estágio Supervisionado como o programa PIBID tem contribuição para a formação de futuros professores da educação Básica, norteando e orientando os licenciandos para realização da prática pedagógica.
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