PROGRESSÃO TEXTUAL E ESCRITA ARGUMENTATIVA: PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4217Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, progressão textual, argumentaçãoResumo
Tendo em vista a centralidade da linguagem no desenvolvimento dos sujeitos, a escrita argumentativa tornou-se uma prática relevante na sociedade contemporânea. Contudo, alunos, tanto do ensino básico como do ensino superior, ainda apresentam dificuldades para apropriar-se de mecanismos que garantem e orientam uma produção escrita eficiente. Logo, o presente artigo visa apresentar um panorama acerca do ensino-aprendizagem da progressão textual e da escrita argumentativa no 3º ano do Ensino Médio, através da análise dos métodos utilizados no processo de ensino da escrita, da concepção de linguagem que permeia esse processo e das produções escritas resultantes desse ensino, considerando principalmente as estratégias de progressão temática e de progressão tópica. Para tal feito, foi realizado um trabalho de campo mediante observação participante em uma escola da rede estadual da cidade de Uberaba, que incluiu a observação de aulas de produção textual e a coleta de textos produzidos pelos alunos. A partir da interpretação dos dados recolhidos, foi possível identificar práticas que utilizam o texto para integrar e para viabilizar o ensino da escrita embasadas em concepção de linguagem lógica e sistematizadora, resultando na dificuldade dos alunos em mobilizar estratégias que permitam o texto progredir.Referências
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