O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4228Palavras-chave:
educaçãoResumo
A formação docente é um processo em que são incorporadas diversas praticas, dentre elas está o estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório, visto que se torna imprescindível exercitar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de Pedagogia, colocando-os em pratica. Nesse sentido, ao buscarmos o significado da palavra estágio, podemos observar conforme o dicionário Houaiss a seguinte definição “período de prática em posto, serviço ou empresa para que um médico, um advogado etc. se habilite a exercer bem sua profissão.”. No entanto conforme o parecer CNE/CEB 35/2003, os magistrados apontam que:
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Normas para a organização e realização de estágio de alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional. Parecer número 30 aprovado em 05/11/2003. Relatores: Francisco Aparecido Cordão e Ataíde Alves. Brasília. 46p. Diário Oficial da União de 20/1/2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb35_03.pdf Acesso em: 10/05/2018.
FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GALLO, S. Corpo ativo e a filosofia. In: MOREIRA,W.(org.) Século XXI: A era do corpo ativo.Campinas, SP:Papirus,2006.
HOUAISS, A. Dicionário Português Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 1.0. 1 [CD-ROM]. 2001.
JOÃO, R. B.; BRITO, M. Pensando a corporeidade na prática pedagógica em educação física à luz do pensamento complexo. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.18, n.3, p.263-72, jul./set, 2004.
MORIN. E. A via: Para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertand Brasil. 2013.
NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora livraria da Física, 2010.
REZENDE, A.M. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
RÖHRS, H. Maria Montessori; tradução: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
ZYLBERBERG, T. P. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem - Campinas, SP: [s.n], 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index