Leitura e formação acadêmica do pedagogo: reflexões a partir do projeto PIBIC pedagogia do CAP/UERN

Autores

  • Iure Coutre Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Francisco Roberto de Oliveira Galdino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Campus Avançado de Patu-CAP/UERN.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4251

Palavras-chave:

Leitura, Formação docente, Curso de Pedagogia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tratar sobre o papel da leitura na formação acadêmica dos graduandos do curso de Pedagogia. Assim, tem-se como reflexão geradora de nossa pesquisa: Que reflexões os estudantes de Pedagogia fazem sobre o papel da leitura durante sua formação universitária? Em virtude disso, apresenta-se como objetivo central refletir sobre os processos de leitura vivenciados pelos graduandos na universidade e de que forma essa leitura influencia na sua formação docente. Ancora-se na pesquisa qualitativa, por meio das ferramentas a seguir: o estudo bibliográfico de autores como: Alves (2004),Lima (2002), Gatti (2005) da técnica de coleta de dados grupo focal realizado com estudantes do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-CAP/UERN. Os resultados evidenciam sobre a relevância que o curso de Pedagogia por meio das experiências variadas de leitura proporcionaram aos participantes, e assim, contribuíram para a formação leitora dos graduandos. Então, percebemos o quão essencial tem sido e precisa ser a Academia no sentido de garantir aos estudantes diferentes vivências que venham contribuir para seu processo formativo, pessoal e profissional.

 

Biografia do Autor

Iure Coutre Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Docente lotado no Departamento de Educação do CAmpus Avançado de Patu-DE/CAP. Área de pesquisa: Formação docente; Estágio Supervisionado; Educação Inclusiva

Francisco Roberto de Oliveira Galdino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Campus Avançado de Patu-CAP/UERN.

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Campus Avançado de Patu-CAP/UERN. Bolsista voluntário do Projeto PIBIC.

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Publicado

2020-07-31