Um olhar crítico sobre o ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4323Palavras-chave:
Gramática, Ensino, Língua Portuguesa.Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir a respeito do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. A hipótese norteadora deste trabalho fundamenta-se na ideia de que a grande maioria dos alunos apresenta dificuldades no estudo das normas gramaticais, considerando-o difícil e desinteressante, porém são capazes de utilizar a língua em diferentes situações de comunicação. A pesquisa é de natureza bibliográfica e será fundamentada em estudos BECHARA (2001); NEVES (1999); PERINI(2003); POSSENTI(2004); SILVA(2000); TRAVAGLIA (2004,2006). A partir da pesquisa, defendemos que, faz-se necessário haver uma mudança de enfoque no ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo no que se refere à apropriação de um conjunto de regras gramaticais arbitrárias.
Referências
BECHARA, E. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? 11. ed. São Paulo: Ática, 2001. 77 p.
LUFT, C. P. Língua e Liberdade. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003. 110 p.
NEVES, M. H. M. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1999. 69 p.
PÉCORA, A. Problemas de redação. 5. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 122 p.
PERINI, M. A. Sofrendo a gramática. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2003. 102 p.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola? Campinas: Mercado das Letras, 2004. 95 p.
SILVA, R. V. M. Tradição gramatical e gramática tradicional. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000. 68 p.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática: ensino plural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 239 p.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 245 p
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index