Incidência da supervisão pedagógica na formação contínua de professores das escolas primárias do Sumbe, Cuanza Sul Angola
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4823Palavras-chave:
Ensino primário, formação contínua, professores, supervisor pedagógico.Resumo
Este artigo apresenta uma análise da incidência da supervisão pedagógica na formação contínua de professores das escolas primárias do Sumbee apresenta o objetivo contribuir no aperfeiçoamento profissional dos supervisores pedagógicos para a formação contínua dos professores das escolas primárias municipais, com vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O foco recaiu sobre o papel da supervisão, bem como sua relação com a formação contínua dos professores como sujeitos e intervenientes do processo, e colocados de lado diferente ao do supervisor. Outros benefícios da interação dos dois profissionais referenciados são a formação do aluno, a qualidade da educação, e consequentemente, a promoção de uma sociedade mais justa. Foi possível notar que os supervisores pedagógicos no exercício das suas funções estão focados no cumprimento das normas do ministério, em especial a parte das escolas, situação que tem pouca relação com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. Percebeu-se um acompanhamento e uma formação continuada dos professores das escolas primárias do município, sobretudo das zonas rurais insatisfatório, o que nos levou a seguinte questão, como ponto departida desta investigação: qual é a incidência da supervisão pedagógica no acompanhamento e na formação continuada dos professores das escolas primárias do Sumbe? Para sua materialização foram utilizados métodos de nível do conhecimento teórico e empírico, assim como matemático e estatístico, apoiando-se pelo paradigma qualitativo. Foram realizadas entrevistas com Diretor Municipal da Educação, supervisores municipais, gestores de 07 escolas do município de Sumbe e professores das escolas selecionadas. Também foram analisados documentos orientadores da supervisão e sobre a superação de professores em Angola. Tendo em conta que este estudo não é o único nesta área tivemos como base teórica as investigações de Alarcão e Canha (2013), Manuel e Buza (n.d), Tafoi (2011), Dias (2005), Alves (2013), Kríapp, (Org.), (1980) assim como a Lei nº 17/16,(2016), PMFPA[1], (2008), Lucau et al. (2011).A triangulação dos dados recolhidos das fontes serviu para fazer uma interação deles com vista a encontrar os pontos fortes e fracos que em muitos casos têm servido de pontos de estrangulamento.
[1] Plano Mestre de Formação de Professores em Angola
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