O modo de organização do discurso argumentativo e o emprego de articuladores textuais em artigo de opinião
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4824Palavras-chave:
Modo de Organização do Discurso Argumentativo, Articuladores Textuais, Artigo de opinião.Resumo
Neste artigo, buscamos responder como o uso do modo de organização do discurso argumentativo e o emprego de articuladores textuais está relacionado com as estratégias da construção argumentativa e da articulação textual de artigo de opinião?Para isso, realizamos uma análise linguística-discursiva do artigo de opinião Aprendimentos Aterrados à Beira-Mar, um dos vencedores na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF), Edição 2019, a fim de identificar o uso desses mecanismos e a contribuição deles para a construção do texto. Fundamentamos-nos na proposta de Charaudeau (2016, p. 201), sobre o modo de organização dodiscurso argumentativo, na perspectiva de articuladores textuais de Koch (1995, 2004) e nas orientações contidas no Caderno do Professor: Pontos de vista, sobre a produção do gênero artigo de opinião na OLPEF (RANGEL et al., 2019). O artigo analisado segue o modo de organização do discurso argumentativo. Possui um planejamento que apresenta tese, argumentos e conclusão. Para defender sua posição, quem escreve, faz uso de procedimentos discursivos, como o de acumulação, definição, comparação e citação. Isto além de também se demarcar a posição de autojustificativa de estatuto e de sujeito engajado. Ainda são empregados articuladores textuais como os de conteúdo proposicional, discursivos-argumentativos e metadiscursivos que além de estabelecerem a conexão entre as partes do texto, orientam a construção interacional dos sentidos dos enunciados e consequentemente estabelecem a coerência no texto. Por fim, tais procedimentos observados se correlacionam com as orientações de construção argumentativa e organização textual do caderno da OLPEF.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Coord. Da
trad. CORREA, Ângela M. S.; MACHADO, Ida Lúcia. São Paulo: Contexto, 2016.
ESCREVENDO O FUTURO. Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - O lugar onde Vivo (Coletânea de textos finalistas). São Paulo: Cempec, 2019. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/9161/textos-finalistas-2019.pdf>. Acesso em: 5jan 2019.
KOCH, I. G. V. A articulação entre orações no texto. Cadernos de Estudos Linguísticos,
Campinas, n. 28, p. 9-18, jan./jun.1995.
KOCH, I. G. V.Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MOITA LOPES, Luiz Paulo de. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: A linguagem como condição e solução. DELTA. V. 10, n.2, 1994. p. 321-338.
PRESTES, M. L. M. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4 ed. São Paulo: Rêspel, 2012.
RANGEL, E.; GAGLIARDI, E.; AMARAL, H. Pontos de vista. Caderno do professor: orientações para produção de textos. 6 ed. São Paulo: Cenpec - Coleção da Olimpíada, 2019. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/8148/caderno-artigo.pdf>. Acesso em: 03 jan 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index