Escrita, variação linguística, e interculturalidade: estudos e pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4835Palavras-chave:
Escrita, Variação linguística, Interculturalideade, Estudos e pesquisasResumo
Nesta edição da Revista Iniciação & Formação Docente (ISSN 2359-1064), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, temos como temática geral: “Escrita, Variação Linguística, e Interculturalidade: Estudos e Pesquisas”. A revista foi dividida em 03 (três) eixos: Relatos de Experiência e formação de professores, Ensino e Formação de Professores, e Escrita, Leitura e formação de professores.
Os trabalhos configuram resultados de pesquisas desenvolvidas na graduação, pós-graduação, projetos de pesquisas que tratam da Formação Inicial e Continuada de Professores e da prática de Leitura, Escrita na Escola e na Universidade.
Este conjunto de diferentes perspectivas sobre uma variedade de espaços de produção de textos demonstra a consolidação da proposta da edição em conseguir articular a relação da escrita, a variação e a interculturalidade, representadas em experiências docentes e em produções acadêmicas e escolares.
Os eixos se relacionam pelo papel fundante que ocupam as práticas de leitura e escrita em uma formação escolar ou universitária. Ao mesmo tempo, os textos apresentados nesta edição apresentam um comprometimento com a reflexão científica sobre a formação do sujeito em seus diferentes níveis e contextos de produção de conhecimento.
A edição tem relatos de experiências de iniciação científica, pesquisas de graduação, relatos de participação em programas institucionais de formação, problematizações da escrita de estudantes de cursos de licenciatura e análises sobre competências e domínios de estudantes sobre a produção textual.
Compreendemos assim que temos a consolidação da ideia de que podemos, por meio da análise da escrita, verificar as diferentes necessidades que as formações escolares e acadêmicas possuem, assim como, a diversidade de conhecimentos que são foram produzidos em trabalhos acadêmicos organizados em diferentes países.
Nesta edição, a consagração de uma temática intercultural reflete na variedade de relatos e experiências que são analisadas e vivenciadas pelo ato de escrever sobre diferentes olhares e saberes sobre a língua, a cultura, a formação, e a educação no Brasil e em outros países.
Para nós, organizadores, acreditamos que este resultado contribui com o papel não só da Revista, mas de toda comunidade acadêmica, por demonstrar a importância de se problematizar a escrita por meio de diferentes lugares e experiências de formação.
Temos a construção de uma ponte entre diferentes olhares sobre a produção de conhecimento em contextos diversos e um exemplo de produção que se fez na e pela escrita, e enquanto trabalho de um sujeito que a produz por meio de sua experiência de formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index