Um panorama sobre a Língua Árabe no Brasil e seu percurso até a sala de aula.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4944Palavras-chave:
Língua Árabe. Malês. Imigração Árabe. Ensino de Línguas Não-Hegemônicas no Brasil.Resumo
O objetivo central deste estudo é traçar um panorama sobre o status da língua árabe no Brasil na última década (de 2010 a 2020). No entanto, procurou-se retomar a trajetória da língua e cultura árabes em solo nacional como uma das justificativas possíveis para o interesse dos brasileiros em estudar esse idioma. Por isso, foi resgatado o percurso da presença árabe no Brasil em diferentes momentos históricos, desde os tempos do Brasil-Colônia, com a chegada dos africanos muçulmanos – os Malês, até o recente acolhimento de refugiados e imigrantes devido à Guerra Civil Síria em diferentes capitais do país. Foram relembradas também as Insituições Públicas Brasileiras, projetos, escolas, cursos onde é possível aprender a língua, literatura, cultura, história, política, filosofia árabes. Descreveram-se ainda as metodologias de ensino, materiais didáticos empregados nas salas de aula, além de evocarem-se as dificuldades e desafios que um professor brasileiro encontra para ensinar essa língua a alunos brasileiros que, embora possam ser descendentes de árabes, pouco ou nada sabem sobre sua língua de herança.
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