PIBID Língua Espanhola na UFV: Uma experiência interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.5077Palavras-chave:
Espanhol, Inglês, Iniciação à DocênciaResumo
Neste relato apresentamos a experiência do PIBID Língua Espanhola da UFV durante os anos de 2018 a 2020. O Espanhol é uma das áreas que compõem o PIBID Multidisciplinar Letras, além de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Nosso Subprojeto foi desenvolvido em uma escola municipal localizada no interior de Minas Gerais, em uma situação muito particular, já que atendeu aos estudantes do Ensino Fundamental em aulas de Inglês e não de Espanhol. Tal situação nos convocou à adoção da perspectiva interdisciplinar e nos trouxe vários desafios, como a própria observação de aulas de outro componente curricular e a adequação de nossas aulas de Espanhol aos focos de interesse das aulas de Inglês. Porém, o que se viu inicialmente como dificuldade se mostrou uma oportunidade de aprofundamento em estudos teóricos e em práticas de interdisciplinaridade. Durante os 18 meses do Programa, realizamos as observações de aulas e os horários extraclasse, nos quais desenvolvemos atividades dentro e fora da escola. Dentre as atividades desenvolvidas, relataremos os temas das aulas e as justificativas para sua escolha, o evento intercultural realizado na escola, o minicurso de espanhol para os graduandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, e as rodas de conversa, nas quais foram discutidos diversos assuntos relacionados à sala de aula.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
COIMBRA. José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, Arlindo et al. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000, p. 52-70.
FAZENDA, Ivani (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GARCÍA MARTÍNEZ, Alfonso et al. La interculturalidad. Desafío para la educación. Madrid/Espanha: Dykinson, 2007. 236p.
MENDES, Edleise Oliveira Santos. Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN). Uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo entre culturas. 2004. 440p. Tese (Doutorado) – UNICAMP, Campinas, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index