PIBID Língua Espanhola na UFV: Uma experiência interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.5077

Palavras-chave:

Espanhol, Inglês, Iniciação à Docência

Resumo

Neste relato apresentamos a experiência do PIBID Língua Espanhola da UFV durante os anos de 2018 a 2020. O Espanhol é uma das áreas que compõem o PIBID Multidisciplinar Letras, além de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Nosso Subprojeto foi desenvolvido em uma escola municipal localizada no interior de Minas Gerais, em uma situação muito particular, já que atendeu aos estudantes do Ensino Fundamental em aulas de Inglês e não de Espanhol. Tal situação nos convocou à adoção da perspectiva interdisciplinar e nos trouxe vários desafios, como a própria observação de aulas de outro componente curricular e a adequação de nossas aulas de Espanhol aos focos de interesse das aulas de Inglês. Porém, o que se viu inicialmente como dificuldade se mostrou uma oportunidade de aprofundamento em estudos teóricos e em práticas de interdisciplinaridade. Durante os 18 meses do Programa, realizamos as observações de aulas e os horários extraclasse, nos quais desenvolvemos atividades dentro e fora da escola. Dentre as atividades desenvolvidas, relataremos os temas das aulas e as justificativas para sua escolha, o evento intercultural realizado na escola, o minicurso de espanhol para os graduandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, e as rodas de conversa, nas quais foram discutidos diversos assuntos relacionados à sala de aula.

Biografia do Autor

Joziane Ferraz de Assis, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Língua e Cultura pela UFBA. Possui Mestrado em Letras (Estudos de Linguagem, subárea Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira-Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (2008) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Atualmente é Professora da área de Língua Espanhola na Universidade Federal de Viçosa, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras e na graduação nos cursos de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, autoetnografia e interculturalidade

 

http://orcid.org/0000-0002-8330-9198

Aleandro Antônio Martins Vieira, Universidade Federal de Viçosa

[1]Graduando em Letras - Português e Espanhol. Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Melissa Rocha Corrêa, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras - Português, Espanhol e suas literaturas pela Universidade Federal de Viçosa. Bolsista no programa de iniciação a docência (PIBID) pela CAPES e professora voluntária em Curso de Extensão em Língua Espanhola (Celes).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

COIMBRA. José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, Arlindo et al. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000, p. 52-70.

FAZENDA, Ivani (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GARCÍA MARTÍNEZ, Alfonso et al. La interculturalidad. Desafío para la educación. Madrid/Espanha: Dykinson, 2007. 236p.

MENDES, Edleise Oliveira Santos. Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN). Uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo entre culturas. 2004. 440p. Tese (Doutorado) – UNICAMP, Campinas, 2004.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.