De falantes à aprendizes: O ensino/aprendizagem da língua Ucraniana como língua de herança
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.5191Palavras-chave:
língua Ucraniana, Língua de Herança (LH), Ensino-aprendizagem.Resumo
Neste artigo, valemo-nos do conceito de Língua de Herança (LH), conforme proposto por Cummins (1983) para referir-nos a qualquer outro idioma de relevância familiar que não seja a língua oficial de um dado território. Embora a definição de LH e o uso do termo tenha sido centrado na língua inglesa e no contexto norte-americano, ele passou a ser utilizado para refletir contextos imigratórios onde o processo de aquisição linguística divide espaço entre a língua minoritária (Língua de Herança) e a língua majoritária (Língua de Acolhimento). Neste trabalho, trataremos do cenário linguístico da cidade de Prudentópolis – PR, onde a língua ucraniana desempenha o papel de Língua de Herança para grande parte da população local. Portanto, o objetivo deste trabalho é, mais especificamente, refletir acerca dos desafios do ensino desta língua no Brasil, e a partir das experiências em sala de aula, descrever adaptações realizadas em atividades do material didático utilizado nas aulas com o intuito de buscar aproximar o aluno à variedade padrão desta língua, no caso a língua ucraniana oficial e, ao mesmo tempo, valorizar e revitalizar a variedade falada na sua comunidade.
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