Internet na Educação: Um olhar sobre as potencialidades desta ferramenta para práxis educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.5227

Palavras-chave:

Internet, Educação, Práxis educativa.

Resumo

Tendo em vista as transformações nos modos de se pensar e fazer que a internet junto as Tecnologias de Comunicação e Informação vêm causando na sociedade em geral, pesquisou-se aqui sobre o uso dessa ferramenta aplicada a Educação, a de analisar a importância da mesma como propulsora para a práxis educativa no ensino de Geografia e História. Para tanto, foi necessário discutir o atual cenário educacional entre a internet e a educação; compreender as relações no âmbito educacional entre a internet e a educação; e refletir sobre as potencialidades desse recurso para à práxis educativa no ensino de Geografia e História. Realizou-se, então, uma pesquisa de cunho bibliográfico, ao investigar e refletir acerca das literaturas teóricas atinente a temática. Diante disso, verificou-se que a internet é agora a nova “face” da Educação contemporânea, contudo, com obstáculos ainda a serem superados; que é inegável as potencialidades deste recurso no tocante a práxis educativa, já que a mesma atrelada com as mais diversas ferramentas digitais de ensino pode criar um ambiente completamente interativo, dinâmico e fluído; e também, a sua importância no ensino interdisciplinar de Geografia e História de forma significativa para o alunado, o que impõe a comprovação que a internet pode-se apresentar como uma ferramenta indispensável no apoio pedagógico e, consecutivamente, no melhoramento da qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Eliel Viscardis Damião Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, com período sanduíche na Universidade de Coimbra - UC. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA.

Referências

CHAVES, E. O. C. O Uso de computadores nas escolas: Fundamentos e críticas. Artigo eletrônico. Disponível em: <http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wql/local/ec_scipione.htm> Acesso em: 15 de maio de 2020.

FREITAS, M. T. A. de. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: Uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico-cultural: In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2, 2008, Recife. Anais... Recif: UFPE, 2008, p. 321-49.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo. Ed. 34, 1999.

REIS, A. T. V. A importância das TICs e da educação como processo comunicacional dialógico no ensino superior: um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2016. Disponível em: < http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1557>. Acesso em: 21 de maio de 2020.

SOFFNER, R. K.; KIRSCH, D. B. Educação na Cibercultura: As Tecnologias da Inteligência e a Práxis Educativa. Intersaberes (Facinter), v. 9, p. 220-229, 2014.

SOUZA, M. G. de. O uso da internet como ferramenta pedagógica para os professores do ensino fundamental. 2013. Disponível em: <http://www.uece.br/computacaoead/index.php/downloads/doc_view/2044-tccmariagerlanne?tmpl=component&amp%3Bformat=raw>. Acesso em: 17 de maio de 2020.

SILVA, P. R. F. de A. Rumos do professor contemporâneo: a epistemologia genética e o pensamento complexo. – São Caetano do Sul, SP: Lura Editorial, 2015.

SILVA, D. K. T. da. O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras. 72 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) UFCG/CFP, 2018.

PEREIRA, M. B.; SOUZA, A. G. de.; PEIXINHO, K. F. M. A utilização da internet como ferramenta de aprendizagem: o professor como inovador educacional. In: VI Colóquio Internacional - Educação E Contemporaneidade, 2012, Aracaju (Sergipe). Anais do VI Colóquio Internacional - Educação e Contemporaneidade, 2012.

GARCIA, P. S. A Internet como nova mídia na educação, 1998. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOVAMIDIA.PDF> Acesso em: 20 de maio de 2020.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. – 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2009

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. – 9.ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Érica, 2012.

Downloads

Publicado

2024-06-30