Internet na Educação: Um olhar sobre as potencialidades desta ferramenta para práxis educativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.5227

Keywords:

Internet, Educação, Práxis educativa.

Abstract

Tendo em vista as transformações nos modos de se pensar e fazer que a internet junto as Tecnologias de Comunicação e Informação vêm causando na sociedade em geral, pesquisou-se aqui sobre o uso dessa ferramenta aplicada a Educação, a de analisar a importância da mesma como propulsora para a práxis educativa no ensino de Geografia e História. Para tanto, foi necessário discutir o atual cenário educacional entre a internet e a educação; compreender as relações no âmbito educacional entre a internet e a educação; e refletir sobre as potencialidades desse recurso para à práxis educativa no ensino de Geografia e História. Realizou-se, então, uma pesquisa de cunho bibliográfico, ao investigar e refletir acerca das literaturas teóricas atinente a temática. Diante disso, verificou-se que a internet é agora a nova “face” da Educação contemporânea, contudo, com obstáculos ainda a serem superados; que é inegável as potencialidades deste recurso no tocante a práxis educativa, já que a mesma atrelada com as mais diversas ferramentas digitais de ensino pode criar um ambiente completamente interativo, dinâmico e fluído; e também, a sua importância no ensino interdisciplinar de Geografia e História de forma significativa para o alunado, o que impõe a comprovação que a internet pode-se apresentar como uma ferramenta indispensável no apoio pedagógico e, consecutivamente, no melhoramento da qualidade do ensino.

Author Biography

  • Eliel Viscardis Damião Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, com período sanduíche na Universidade de Coimbra - UC. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA.

References

CHAVES, E. O. C. O Uso de computadores nas escolas: Fundamentos e críticas. Artigo eletrônico. Disponível em: <http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wql/local/ec_scipione.htm> Acesso em: 15 de maio de 2020.

FREITAS, M. T. A. de. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: Uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico-cultural: In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2, 2008, Recife. Anais... Recif: UFPE, 2008, p. 321-49.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo. Ed. 34, 1999.

REIS, A. T. V. A importância das TICs e da educação como processo comunicacional dialógico no ensino superior: um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2016. Disponível em: < http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1557>. Acesso em: 21 de maio de 2020.

SOFFNER, R. K.; KIRSCH, D. B. Educação na Cibercultura: As Tecnologias da Inteligência e a Práxis Educativa. Intersaberes (Facinter), v. 9, p. 220-229, 2014.

SOUZA, M. G. de. O uso da internet como ferramenta pedagógica para os professores do ensino fundamental. 2013. Disponível em: <http://www.uece.br/computacaoead/index.php/downloads/doc_view/2044-tccmariagerlanne?tmpl=component&amp%3Bformat=raw>. Acesso em: 17 de maio de 2020.

SILVA, P. R. F. de A. Rumos do professor contemporâneo: a epistemologia genética e o pensamento complexo. – São Caetano do Sul, SP: Lura Editorial, 2015.

SILVA, D. K. T. da. O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras. 72 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) UFCG/CFP, 2018.

PEREIRA, M. B.; SOUZA, A. G. de.; PEIXINHO, K. F. M. A utilização da internet como ferramenta de aprendizagem: o professor como inovador educacional. In: VI Colóquio Internacional - Educação E Contemporaneidade, 2012, Aracaju (Sergipe). Anais do VI Colóquio Internacional - Educação e Contemporaneidade, 2012.

GARCIA, P. S. A Internet como nova mídia na educação, 1998. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOVAMIDIA.PDF> Acesso em: 20 de maio de 2020.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. – 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2009

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. – 9.ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Érica, 2012.

Published

2024-06-30

How to Cite

Internet na Educação: Um olhar sobre as potencialidades desta ferramenta para práxis educativa. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 84–96, 2024. DOI: 10.18554/ifd.v11i1.5227. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5227. Acesso em: 5 dec. 2025.