Artivismo para uma existência moderna não colonizada

Autores

  • Angela Aparecida Almeida UFTM
  • Lucio Alvaro Marques UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i2.5228

Palavras-chave:

Artivismo, Colonialidade, Decolonialidade, Educação

Resumo

O presente artigo pretende mostrar aspectos da colonialidade brasileira, que contribuem para uma estruturação das ideias eurocêntricas, bem como pontos positivos de movimentos artivistas que podem contribuir para a criação de um pensamento decolonial. São campeados diversos conceitos, bem como pesquisas e dados relacionados aos temas abordados. Anibal Quinjano, Walter D. Mignolo,  Pierre Levy e Paulo Freire são os autores que dão aporte ao tema, bem como David Buckingham, pesquisas da Rede de Observatórios da Segurança, entre outros.

Biografia do Autor

Angela Aparecida Almeida, UFTM

Mestranda em Educação pela UFTM (Uberaba-MG). Especialista em Tecnologias Integradas à Educação pela FAZU (2008) e em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar pela UNIUBE (2020) Licenciada em Ciências Biológicas pelo CESUBE (2004), graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFTM (2010), Licenciada em Pedagogia pela Unifran (2019). Tenho experiência na área de Educação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. 


Lucio Alvaro Marques, UFTM

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS) e no Programa de Pós-graduação strico sensu em Educação (PPG Educação). Tem Pós-Doutorado em Filosofia Brasileira pela Universidade do Porto / Portugal (UPORTO / 2015). Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS / 2012-2014). Tem experiência nas áreas de Filosofia Brasileira e Metafísica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Colonial, Segunda Escolástica, História do Ensino no Brasil, Educação dos Povos Originários e Afro-descendentes.

Referências

ALCÂNTARA, Lívia Moreira de. Ciberativismo: mapeando discussões. 37º Encontro Anual da ANPOCS. 2013. SPG 01 Tecnologia, inovação e ciberativismo. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/37-encontro-anual-da-anpocs. Acesso em: 23 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm .Acesso em: 20 nov. 2020.

BUCKINGHAM, David. (2019). O manifesto de educação para a mídia . Cambridge, Reino Unido: Polity Press.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de;CANDAU, Vera Maria Ferrão.Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil.In: Educ. rev.[online]. 2010, vol. 26, n. 1, pp.15-40. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S0102-46982010000100002&script=sci_abstract&tlng=pt.Acesso em: 23 nov. 2020

CESAIRE, Aime. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa. Livraria Sá Costa Editora, 1978.

FREIRE, P. The Politics of Education: culture, power, and liberation. South Hadley, Mass: Bergin & Garvey, 1985.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1987.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da Violência. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MEC - Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 jan. 2021.

MESQUITA, A. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2011.

MIGNOLO, Walter. Novas reflexões sobre a "idéia da América Latina": a direita, a esquerda e a opção descolonial. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-49792008000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessoem: 20 nov. 2020.

MIGNOLO, Walter D., “Cosmopolitanism and the de-colonial option”. Studies in Philosophy and Education, 29 (2010): 111-127.

MIGNOLO, W. Habitar lafrontera: sentir y pensar ladescolonialidad (Antología, 1999-2014). Barcelona: CIDOB/Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, 2015.

MIGNOLO, Walter D. COLONIALIDADE: O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [S.L.], v. 32, n. 94, p. 01-18, 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.17666/329402/2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v32n94/0102-6909-rbcsoc-3294022017.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

MOURÃO, Rui. Performances artivistas: incorporação duma estética de dissenção numa ética de resistência.In: Cadernos de Arte e Antropologia.V. 4, n. 2, p. 53-69, Salvador, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/909. Acesso em: 19nov. 2020.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In.: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. ColecciónSurSur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, set.2005.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009, p. 73-118.

PALERMO, Z. Arte y estética enlaencrucijadadecolonial. Buenos Aires: Del Signo, 2009.

PORTO-GONÇALVES , Carlos. Walter. Apresentação da edição em português. In.: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. ColecciónSurSur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina , set.2005

REDE DE OBSERVATÓRIOS DA SEGURANÇA. RACISMO, MOTOR DA VIOLÊNCIA. 2020. Disponível em: http://observatorioseguranca.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Racismo-motor-da-violencia-1.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, J. F. da et al. Paradigmas da educação do campo: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais latino-americanos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n.2, p. 09-38, jul./dez.2014.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Alfabetização Midiática e Informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421?posInSet=3&queryId=339ec044-9741-4750-9f92-66b8e7657a05. Acesso em: 26 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

A educação de povos originários (indígenas), africanos e afrodescendentes no Brasil.