Sepúlveda Vivo / Peri Sacrificado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i2.5260

Palavras-chave:

Pesquisa Histórica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a forte influência do pensamento europeu na concepção de mundo presente na construção da identidade indígena ao longo de séculos de dominação na América. O etnocentrismo se manteve vivo após o período colonial, resultando num processo de total aculturação da população indígena. O caminho escolhido para mostrar que essa concepção etnocêntrica do indígena influenciou e ainda influencia o nosso imaginário coletivo foi investigar a conexão entre o pensamento subjacente à argumentação de Sepúlveda na controvérsia de Valladolid, no século XVI, e a construção do personagem indígena Peri, na obra O guarani, de José de Alencar, no século XIX. A questão central gira em torno do personagem Peri: por que esse herói, representante legítimo de nossa cultura, é feito escravo do colonizador português na obra de Alencar?

 

Palavras-chave: Identidade indígena; etnocentrismo; Sepúlveda; José de Alencar; Peri.

Biografia do Autor

Águida Assunção e Sá, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Letras - Português-Inglês pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1991). Possui o Curso de Especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Leciona inglês no Ensino Médio na rede pública de Minas Gerais. Atualmente é professora da Escola Estadual Desembargador Aprígio Ribeiro de Oliveira. Tem experiência no trabalho com revisão de livros.

 

Lúcio Álvaro Marques, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS) e no Programa de Pós-graduação strico sensu em Educação (PPG Educação). Tem Pós-Doutorado em Filosofia Brasileira pela Universidade do Porto / Portugal (UPORTO / 2015). Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS / 2012-2014). Tem experiência nas áreas de Filosofia Brasileira e Metafísica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Colonial, Segunda Escolástica, História do Ensino no Brasil, Educação dos Povos Originários e Afro-descendentes.

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Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

A educação de povos originários (indígenas), africanos e afrodescendentes no Brasil.