Contos de horror no ensino fundamental: um projeto do Pibid-Letras Unicamp

Autores

  • Anna Laura Piantino Marques Universidade Estadual de Campinas
  • Clara Motta Universidade Estadual de Campinas
  • Thiago Antônio Felippe Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5293

Palavras-chave:

Contos de horror, Pibid, Literatura

Resumo

Este relato de experiência baseia-se em um projeto sobre contos de horror, realizado no âmbito do Pibid Letras Unicamp, em uma escola pública de Campinas (SP), com alunos de 8º e 9º anos. Partindo da afinidade dos alunos com filmes e séries de terror como uma forma de aproximar a literatura a seus universos, o objetivo geral do projeto foi um aprofundamento no gênero conto de horror, com foco em habilidades de leitura e escrita e a produção de contos autorais. Com base em Dolz e Schneuwly (2004), focamos em partes do conto separadamente, estudando cenário, personagem, enredo e efeitos que o horror pode transmitir, que não se restringem apenas a medo ou suspense. Tais aulas foram intercaladas com leituras em voz alta e discussões de autores brasileiros, como Lygia Fagundes Telles e Humberto de Campos, e estrangeiros, como Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft. Em seguida, partimos para a escrita e reescrita de histórias de terror, com a formação de uma antologia dos contos das turmas, dada a cada aluno e à biblioteca da escola na conclusão do projeto. Foi um processo de constituição de autoria e de alteridade, como explica Cosson (2018) sobre o trabalho literário na escola. O trabalho partiu da concepção bakhtiniana de linguagem, entendida como interação, situada no mundo.

Referências

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: jan. 2021.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.

LOVECRAFT, H. P. O chamado de Cthulhu e outros contos. São Paulo: Pandorga, 2018.

POE, E. A. Histórias Extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

POE, E. A. A filosofia da composição. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. Poemas e ensaios. Rio de Janeiro: Globo, 2009 [1846].

QUIROGA, H.. Manual do contista. Tradução de Thaís Soranzo, v. 2, n. 13, dez. 2016 [1925], p. 306-334.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e col. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TELLES, L. F. Antes do Baile Verde. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos