Química no ensino fundamental: levantamento de dificuldades didáticas na revista “experiências em ensino de ciências"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.5346

Palavras-chave:

Ensino Química, Dificuldades aprendizagem, Levantamento bibliográfico.

Resumo

Apresentamos resultados de um levantamento bibliográfico de artigos publicados na revista “Experiências em Ensino de Ciências” voltados para o ensino de Química no Ensino Fundamental. Foram analisados quatorze artigos com o intuito de compreender as principais dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem de Química. Caracterizamos as atividades desenvolvidas e as dificuldades apresentadas pelos autores, tanto as que determinaram o início de seus trabalhos, quanto aquelas enfrentadas durante seu desenvolvimento. Assim, agrupamos estas dificuldades em três categorias: Aluno, Professor e Currículo. Pudemos inferir que os alunos possuem dificuldades conceituais associadas principalmente às práticas escolares dos professores, para os quais são apontadas necessidades formativas; já o currículo contempla uma concentração dos conteúdos de Química no nono ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista as análises efetuadas, pode-se inferir que se faz necessária uma mudança curricular nos cursos de graduação que preparam esses profissionais para atuarem, principalmente no que tange a atuação no Ensino Fundamental, viabilizado o desenvolvimento de um processo significativo de ensino-aprendizagem para os conceitos da Química, presentes na Ciências da Natureza, de forma que esses conceitos estudados possam fazer sentido aos discentes, relacionando-os com o seu cotidiano. Tal modificação demandaria política pública interessada na inclusão de maior carga horária de Química, Física e Geociências, já que espera-se que o professor tenha uma formação que o capacite para tamanho desafio.

Biografia do Autor

Cinara Aparecida de Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Licenciada em Química (UFU), Mestra (UFU) e Doutoranda (UFU) em Educação, professora da Educação Básica e pesquisadora do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

Sandro Rogério Vargas Ustra, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Licenciado em Física (UFSM), Mestre (UFSM) e Doutor (USP) em Educação, professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

Referências

ARANTES, Eder Antônio Souza; NARDELI, Marielle Verger; LOPES, João Paulo; USTRA, Sandro Rogério Vargas. Caracterização de dificuldades de aprendizagem na disciplina de física. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa/PR, 27 a 29 de nov, 2014.

BACHELARD, Gaston. Epistemologia. Barcelona: Anagrama, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular: Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental>. Acesso em 14 de ago, 2020.

FEITOSA, Raphael Alves; LEITE, Raquel Crosara Maia. A formação de professores de ciências baseada em uma associação de companheiros de ofício. Ensaio, BH, v. 14, n.1, p. 35-50, 2012.

FURIÓ, Carlos; FURIÓ, Cristina. Dificultades conceptuales y epistemológicas en el aprendizaje de los procesos químicos. Educación Química, v. 11, n.3, p. 300-308, 2000.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Saberes, conhecimentos e as pedagogias das perguntas e das respostas: atualidade de antigos conflitos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2009.

IKESHOJI, Elisangela Aparecida, TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Estilos de Aprendizagem: evidências a partir de uma revisão sistemática da literatura. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 64, p. 23-49, 2020.

MAZER, Sheila Maria.; BELLO, Alessandra Cristina Dal.; BAZON, Marina Rezende. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 28, p. 7-21, 2009.

MILARÉ, Tathiane. Ciências na 8ª série: da Química disciplinar à Química do cidadão. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 280f, 2008.

MILARÉ, Tathiane.; ALVES FILHO, José de Pinho. A Química Disciplinar em Ciências do 9º ano. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, p. 43-52, 2010.

NEGREIROS, Fauston; SILVA, Ellery Henrique Barros da; SANTOS, Géssica Pereira dos. Problemas na escolarização: um estudo sobre o ensino de química em escolas da rede pública. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 8, n. 2, p. 142-160, 2015.

NUNES, Albino Oliveira, SANTOS, Anne Gabriella Dias, ANJOS JÚNIOR, Romildo Henrique dos, BARBOZA, Marcelo Loer Bellini Monjardim. Química no Ensino Fundamental: Conhecimento dos Professores de Ciências. Periódico Tchê Química. v.7, n. 13, p. 22-29, 2010.

OSTI, Andréia. As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor. Dissertação (Mestrado) Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. 157f, 2004.

POZO, Juan Ignacio.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Angel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

VOSGERAU, Dilmeire.; ROMANOWSKI, Joana. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores