Relatório de estágio de observação em ensino de leitura: considerações sobre o formato de ensino digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.5426

Palavras-chave:

Estágio de observação, Ensino de Leitura, Relatório de estágio, Formação de professores.

Resumo

O presente relatório tem como objetivo apresentar a experiência de estágio de observação na disciplina de Estágio em Ensino de Leitura da Universidade Federal do Ceará (UFC) no curso de licenciatura em Letras Língua Portuguesa no ano de 2021. O objeto de estudo foram três aulas voltadas para o ensino de leitura ministradas de forma remota, via plataforma digital de vídeos Youtube. Ao todo foram três semanas para assistir e analisar cada aula, com o apoio de livros (Solé, 1998), artigos (Silva, 1999 e Serafim, 2015) e documentos que regem as normas de ensino da Educação Básica (BNCC, 2018). A metodologia do trabalho baseou-se na observação e em anotações das aulas, além da associação dessas com as teorias e os documentos trabalhados na sala de aula da graduação e críticas em relação ao método de ensino de leitura empregado nas aulas. Concluiu-se o trabalho com reflexões acerca do ensino remoto, os desafios e os pontos positivos e negativos dos estudantes de graduação ao enfrentarem um estágio de observação de maneira remota, além de interligar a sala de aula da Educação Básica com a da Educação Superior, pois a observação fora feita por estudantes de licenciatura com olhar de professores licenciados. 


Biografia do Autor

Cinthia Evandro Martins Pereira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará. Atuou na Bolsa de Iniciação Acadêmica (2018-2019), no Conselho Universitário e como monitora da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Possui experiência nas áreas de Literatura, correção e revisão textual e ensino de Língua Portuguesa. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará em Literatura Comparada. Faz parte do grupo de pesquisa Rastros Urbanos e atua como professora da Educação Básica. Tem interesse nos estudos saramaguianos e no ensino de Literatura.

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes e Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (SME) e da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC) na área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de línguas e à formação de professores de língua materna e estrangeira. Interessa-se, ainda, pelo estudo de narrativas autobiográficas em sua vertente teórica e metodológica.

Dannytza Serra Gomes, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e do Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Doutorado (2014) e Mestrado em Linguística (2009), Especialização em Linguística e Ensino do Português (2007) e Graduação em Letras- Português (2005) na Universidade Federal do Ceará. Faz parte, desde 2010, do Grupo de Estudos Linguísticos e Discurso Autobiográfico (GELDA). Fez estágio pós doutoral (2018-2019), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: ensino de língua materna e de língua de sinais, com ênfase no ensino e aprendizagem e na formação do professor.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

SERAFIM, M. S.. As concepções de leitura de professores em formação inicial e continuada: encontros ou desencontros?. Eutomia (Recife) , v. 15, p. 315-337, 2015.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Concepções de leitura e suas consequências no ensino. Leituras: construindo caminhos para a formação do leitor. Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 11-20, janeiro, 1999. Disponível em: v. 17 n. 31 (1999) | Perspectiva (ufsc.br). Acesso em: 02 de março de 2021.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Barcelona: Penso, 1998.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Estágio Supervisionado