Relatório de estágio de observação em ensino de leitura: considerações sobre o formato de ensino digital
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.5426Palavras-chave:
Estágio de observação, Ensino de Leitura, Relatório de estágio, Formação de professores.Resumo
O presente relatório tem como objetivo apresentar a experiência de estágio de observação na disciplina de Estágio em Ensino de Leitura da Universidade Federal do Ceará (UFC) no curso de licenciatura em Letras Língua Portuguesa no ano de 2021. O objeto de estudo foram três aulas voltadas para o ensino de leitura ministradas de forma remota, via plataforma digital de vídeos Youtube. Ao todo foram três semanas para assistir e analisar cada aula, com o apoio de livros (Solé, 1998), artigos (Silva, 1999 e Serafim, 2015) e documentos que regem as normas de ensino da Educação Básica (BNCC, 2018). A metodologia do trabalho baseou-se na observação e em anotações das aulas, além da associação dessas com as teorias e os documentos trabalhados na sala de aula da graduação e críticas em relação ao método de ensino de leitura empregado nas aulas. Concluiu-se o trabalho com reflexões acerca do ensino remoto, os desafios e os pontos positivos e negativos dos estudantes de graduação ao enfrentarem um estágio de observação de maneira remota, além de interligar a sala de aula da Educação Básica com a da Educação Superior, pois a observação fora feita por estudantes de licenciatura com olhar de professores licenciados.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
SERAFIM, M. S.. As concepções de leitura de professores em formação inicial e continuada: encontros ou desencontros?. Eutomia (Recife) , v. 15, p. 315-337, 2015.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Concepções de leitura e suas consequências no ensino. Leituras: construindo caminhos para a formação do leitor. Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 11-20, janeiro, 1999. Disponível em: v. 17 n. 31 (1999) | Perspectiva (ufsc.br). Acesso em: 02 de março de 2021.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Barcelona: Penso, 1998.
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