Paráfrase: um jogo de reflexão e refração de sentidos

Autores

  • Rafaela Freitas Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Maria Claudiane Silva de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5583

Palavras-chave:

Paráfrase, Discurso Outro, Filiação Teórica

Resumo

A escrita de uma pesquisa, especialmente de artigos científicos que circulam em periódicos, é construída com base em já ditos que devem ficar aparentes. Uma das estratégias dessa visibilidade são as formas de discurso citado, que deixam à mostra os já ditos, os autores e indiciam a linha de pensamento que fundamenta a pesquisa, a filiação teórica. É para a relação entre essas estratégias, mais particularmente para as operações parafrásticas, e a filiação teórica que voltamos nossa atenção, neste trabalho. Nosso objetivo é analisar a paráfrase, na escrita de artigos científicos, como atividade de interpretação do discurso de outrem e estratégia de construção da filiação teórica do pesquisador. Investigamos a paráfrase como um esquema linguístico-discursivo de reformulação e produção de um novo dizer, como uma operação marcada por negociações de sentido com a palavra alheia, como uma atividade responsiva e responsável de um sujeito que busca se colocar como filiado a uma linha de pensamento. Delimitamos como objeto de análise artigos de periódicos científicos maranhenses da área de Letras, disponíveis online, especificamente artigos que tratam sobre o ensino de língua portuguesa. Exploramos neste trabalho, três artigos que representam a regularidade de operações que encontramos tanto no que se refere aos autores citados quanto às operações parafrásticas realizadas. Para essa problematização, trazemos a concepção de dialogismo e formas do discurso de outrem, de Bakhtin/Volochinov (2014), a concepção de paráfrase de Fuchs (1985), e França (2018) sobre a filiação teórica na escrita acadêmica.

Biografia do Autor

Rafaela Freitas Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduanda do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus São Bernardo. Atualmente é integrante do Grupo de Estudo Escrita e Produção de Saberes (GEEPS) coordenado pela professora Drª Katia Cilene Ferreira França. Participou como voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2019), com a temática Interdisciplinaridade e Interação: pontos de partida para formação do professor de Língua Portuguesa, coordenado pela professora Drª Katia Cilene Ferreira França. Ex-bolsista do projeto Foco Acadêmico (2019-2020), com a temática: Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa: gêneros discursivos impressos e digitais, coordenado pela professora Drª Eliane Pereira dos Santos. Atualmente é voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC (2020-2021) e Bolsista PIBID (2020-2022).

Orcid : https://orcid.org/0000-0002-1690-4069

Maria Claudiane Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Estudos da Linguagem (UFRN). Professora de Língua Portuguesa na Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED-UFRN) e do Grupo de Estudos Escrita e Produção de Saberes (GEEPS-UFMA).

http://orcid.org/0000-0003-3096-361X

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Palavras mantidas a distância. In: Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 217-237, 2004.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem / Mikhail Bakhtin (V. N. Volochínov). Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com a colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. “Sequências didáticas para oral e escrita: a apresentação de um procedimento” In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004, p. 81-108.

FUCHS, C. A paráfrase linguística: equivalência, sinonímia ou reformulação? Tradução de João W. Geraldi. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas: Editora da Unicamp, n. 8, p. 129-134, 1985.

FRANÇA, Katia Cilene Ferreira. A filiação teórica na escrita do pesquisador em formação: uma análise sobre a genealogia do dizer acadêmico pelas formas da língua. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 176. 2018.

MIRANDA, Maria Aparecida da Silva. Articulação de vozes na escrita do pesquisador em formação: análise de arranjos linguísticos na produção escrita acadêmica. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 173, 2019.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos