De escrita para escrita: a produção textual de alunos do ensino fundamental no Residência Pedagógica

Autores

  • Aline Kananda Matias Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5584

Palavras-chave:

Escrita e Reescrita, Bilhetes-Orientadores, Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de fazer um relato de experiência sobre uma prática de ensino desenvolvida com bilhetes-orientadores, enquanto enunciados responsivos, atividade de interação entre professor e aluno no espaço da escrita. Trata-se de um recorte de um trabalho monográfico de uma professora-pesquisadora em formação que interroga a própria prática e as experiências de leitura dos alunos, a partir da escrita e da correção mediada por bilhetes-orientadores para reescrita. A pergunta que estabelece este relato é: Como o diálogo entre professor e aluno, norteado por bilhetes, pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de alunos no ensino fundamental? Nossa hipótese é que os bilhetes-orientadores podem funcionar como uma estratégia de interação entre professores e alunos e auxiliar no desenvolvimento da autonomia de escrita. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, o material de análise é formado por produções textuais de um aluno e o bilhete-orientador para a reescrita. Para a constituição do quadro teórico, investimos na concepção bakhtiniana de linguagem como atividade dialógica, exploramos os estudos de Geraldi (1993; 2010; 2012), Antunes (2003), que tratam sobre o ensino de língua, Ruiz (1998) que discute sobre correção textual-interativa por meio de bilhetes; e de Larrosa (2015) sobre a experiência como algo que nos passa. Os resultados da pesquisa apontaram o bilhete-orientador como uma atividade produtiva para professores e alunos, tanto por ser uma prática docente que considera as singularidades de cada escrita, de cada aluno, quanto por ser uma prática que possibilita ao estudante refletir sobre a própria escrita.

Biografia do Autor

Aline Kananda Matias Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)

Letras/Linguística - Análise do discurso https://orcid.org/0000-0002-0000-6125

Referências

ANTUNES, I. A avaliação da produção textual no ensino médio. IN: BUNZEM. C; MENDONÇA, M (Org.) Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo, Parábola Editorial, 2006.

__________. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola

Editorial, 2003.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 2ª Ed. São Paulo, Martins Fontes. [1895-1975] 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf > Acesso 20 maio 2020.

__________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP: Pedro e João

Editores, 2010.

__________. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série de ideias nº 5, São Paulo: FDE, 1988.

__________. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

__________. Texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

KOCH, I. G. V. Lingüística textual: retrospecto e perspectivas. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 41, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4012. Acesso em: 8 jun. 2021.

LAROSSA. J. T. Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. Como se corrige redação na escola. 1998. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269074>. Acesso em: 24 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos