A escrita na universidade sob a perspectiva de tutores de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I

Autores

  • Anna Luiza Silva Fernandes Amarante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adrian Ryan Santos Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alane Moura Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5587

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Fichamento, Resumo, Tutoria.

Resumo

Este trabalho relata a experiência de alunos tutores em atividades de leitura e de escrita desenvolvidas no semestre de 2020.6, da disciplina remota de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a análise dessa atuação, levantamos a seguinte questão: como foram contornados os principais desafios da disciplina, impostos pela dificuldade apresentada pelos graduandos, na produção da escrita acadêmica? Partimos da hipótese de que a soma dos esforços resultantes da parceria entre docente e tutores, além da oportunidade de reescrita dos textos propostos, são fatores que podem ter colaborado para o aperfeiçoamento da escrita acadêmica dos alunos. Para mostrar como chegamos a esse raciocínio, propomos descrever de que maneira foram conduzidos os exercícios durante a disciplina, destacando a aplicação, análise e correção das atividades desenvolvidas, a fim de discutir os principais resultados alcançados durante esta experiência. Para isso, serão evidenciados teóricos que fundamentaram tanto as discussões em aula, sugeridas por Possenti (2002), Barzotto (2013; 2014) e Barbosa; Fabiano-Campos (2014), quanto os conceitos de fichamento e resumo propostos por Weg (2006) e Leite (2006) respectivamente. A base teórica para essa proposta de artigo também parte de Larrosa (2002, 2014), cujos conceitos de experiência, embora não tenham sido contemplados em sala de aula, colaboraram bastante com o que sugerimos. Os textos do corpus pertencem a um único aluno, mas não apresentam marcas que o identifiquem. A avaliação preliminar constatou notáveis avanços no desenvolvimento da escrita acadêmica desse graduando. Nesse caso, através do trabalho em conjunto entre docente e tutores, além da possibilidade de reescrita dos textos propostos, vivenciamos experiências de ensino e pesquisa acadêmica.

Biografia do Autor

Anna Luiza Silva Fernandes Amarante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tutor na disciplina de leitura e produção de texto acadêmico I no período de 2020.6. E-mail: luiza.amarante.119@ufrn.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2260-3606

Adrian Ryan Santos Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Letras - Língua Portuguesa (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de produção textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramática, teatro e literatura da língua portuguesa. Trabalhou como professor de PCD pela SME- Natal.https://orcid.org/0000-0003-4845-0716

Alane Moura Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tutor na disciplina de leitura e produção de texto acadêmico I no período de 2020.6. E-mail: letras.alane@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1103-5826

Referências

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos