Filiação teórica: uma análise do lugar e função desempenhados pelas vozes convocadas

Autores

  • Hefraim da Silva Costa Universidade Federal do Maranhão
  • Katia Cilene Ferreira França Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5590

Resumo

Este trabalho volta-se para a observação da escrita acadêmica, para a compreensão do jogo que o pesquisador realiza com a voz alheia no sentido de fundamentar o próprio dizer e, assim, marcar sua ligação a uma família teórica. Partimos da ideia de que o sentido de filiação teórica não é exato, nem transparente, mas carregado de opacidade, que pode ser percebida quando levantamos as vozes citadas e analisamos que lugar e função elas ocupam na escrita de artigos científicos. Isso significa dizer que não vamos observar o discurso citado por ele mesmo, mas com a intenção de entender o que ele diz sobre a filiação. Para este estudo, tomamos como perguntas: em artigos que tratam do ensino de língua portuguesa quais os nomes mais citados? Que função desempenham? Para esta discussão tomamos como ponto de partida os estudos de Volochinov (2017) que trata o dialogismo como fundamento da linguagem; os de Bakhtin (2011) sobre o enunciado que acontece em meio a já ditos e como tal revela uma genealogia do dizer; além dos de França (2018) sobre a problematização do sentido de filiação e os tipos de arranjos familiares. Como objeto de análise, delimitamos artigos científicos que tratam sobre o ensino de língua portuguesa, publicados em periódicos da área de Letras, do Maranhão. Esta investigação é desenvolvida no Programa de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto denominado Filiação teórica e produção científica: análise dos periódicos maranhenses.

Biografia do Autor

Hefraim da Silva Costa, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do Curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Bernardo). Membro do Grupo de Estudos Escrita e Produção de Saberes (GEEPS-UFMA). Voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto Filiação teórica e produção científica: análise dos periódicos maranhenses, desenvolvido pelo GEEPS/UFMA e apoiado pela Fundação Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9934-9661. E-mail: hefraimsilva9@gmail.com

Katia Cilene Ferreira França, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN), professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA- Campus São Bernardo). Líder do Grupo de Estudo Escrita e Produção de Saberes (GEEPS/UFMA). Coordenadora do projeto Filiação teórica e produção de conhecimentos: análise dos periódicos maranhenses (UFMA/FAPEMA). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7756-9121. E-mail: katia.franca@ufma.br

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: Referências. Rio de Janeiro, p. 24. 2002.

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Palavras Incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2011.

CARVALHO, Tais Silva; SILVA, Maria Francisca da. O ensino de língua portuguesa: as práticas de ensino de gramática vivenciadas no estágio supervisionado interdisciplinar. Infinitum, São Bernardo, UFMA, v.2, n. 1, p. 61-79, jan./jun. 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/search/authors/view?firstName=Tais&middleName=Silva&lastName=Carvalho&affiliation=Universidade%20Federal%20do%20Maranh%C3%A3o%20-%20UFMA&country=BR. Acesso em: 03 abr. 2019.

FERREIRA, Talita Goulart. Produção escrita e coesão textual: é possível trabalhar com a sequência do livro didático em sala de aula?. Afluente, Bacabal, UFMA/Campus III, v.2, n. 5, p. 48-62, mai./ago. 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7675. Acesso em: 03 abr. 2019.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

________. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2019.

FRANÇA, Katia Cilene Ferreira. A filiação teórica na escrita do pesquisador em formação: uma análise sobre a genealogia do dizer acadêmico pelas formas da língua. 2018. 176f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. IN: Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. 1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GUIMARÃES, Cleber Ferreira. Texto e leitura: uma abordagem histórico-cultural para a formação do leitor. Afluente, Bacabal, UFMA/Campus III, v.2, n. 5, p. 63-78, mai./ago. 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7676. Acesso em: 03 abr. 2019.

VOLOCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos