A escrita na graduação: um olhar sobre a produção textual do fichamento e do resumo
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5592Palavras-chave:
Escrita Acadêmica, Fichamento, Resumo, Citação Indireta, Paráfrase.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I durante o período suplementar de 2020.5 do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Uma vez percebida a dificuldade do aluno universitário em articular o conhecimento adquirido e a escrita, selecionamos a produção de quatro atividades de 01 aluno da matéria, com o objetivo de investigar a elaboração e evolução da escrita no que se refere ao fichamento e ao resumo. Quanto à metodologia, transcrevemos os textos do aluno e os comparamos, em quadros, com o texto-fonte utilizado para a realização da escrita e da reescrita do fichamento e do resumo, Letramento Acadêmico: da escrita à leitura científica, de Souza (2012). Verificamos, assim, como o aluno consegue organizar, reformular e mobilizar o aprendizado desenvolvido e incorporá-lo aos seus textos a partir do emprego das citações indiretas e das paráfrases. Nesse sentido, utilizamos um referencial teórico formado por Weg (2006) quanto a fichamento; de Machado et al (2004) acerca do resumo; da ABNT (2002) a respeito da citação indireta e, por último, de Fuchs (1985) quanto à paráfrase. A análise dos textos permite-nos afirmar que a etapa de reescrita das atividades foi imprescindível para o aprimoramento da produção textual do discente. Isto é, durante a construção e reconstrução dos textos escritos nota-se uma evidente melhora no monitoramento da escrita e no domínio do fichamento e do resumo, além de executar, mais facilmente e efetivamente, a citação indireta e a paráfrase.
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