A escrita na graduação: um olhar sobre a produção textual do fichamento e do resumo

Autores

  • Ana Beatriz de Souza Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paula Damila Rocha de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mateus Parducci Soares de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thayná Cristina Ananias Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5592

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Fichamento, Resumo, Citação Indireta, Paráfrase.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I durante o período suplementar de 2020.5 do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Uma vez percebida a dificuldade do aluno universitário em articular o conhecimento adquirido e a escrita, selecionamos a produção de quatro atividades de 01 aluno da matéria, com o objetivo de investigar a elaboração e evolução da escrita no que se refere ao fichamento e ao resumo. Quanto à metodologia, transcrevemos os textos do aluno e os comparamos, em quadros, com o texto-fonte utilizado para a realização da escrita e da reescrita do fichamento e do resumo, Letramento Acadêmico: da escrita à leitura científica, de Souza (2012). Verificamos, assim, como o aluno consegue organizar, reformular e mobilizar o aprendizado desenvolvido e incorporá-lo aos seus textos a partir do emprego das citações indiretas e das paráfrases. Nesse sentido, utilizamos um referencial teórico formado por Weg (2006) quanto a fichamento; de Machado et al (2004) acerca do resumo; da ABNT (2002) a respeito da citação indireta e, por último, de Fuchs (1985) quanto à paráfrase. A análise dos textos permite-nos afirmar que a etapa de reescrita das atividades foi imprescindível para o aprimoramento da produção textual do discente. Isto é, durante a construção e reconstrução dos textos escritos nota-se uma evidente melhora no monitoramento da escrita e no domínio do fichamento e do resumo, além de executar, mais facilmente e efetivamente, a citação indireta e a paráfrase.

Biografia do Autor

Ana Beatriz de Souza Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de Letras – Língua Portuguesa (UFRN). E-mail: anabeatriz81souza@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8060-8168

Paula Damila Rocha de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de Letras – Língua Portuguesa (UFRN). E-mail: pauladamilars@outlook.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4204-8470

Mateus Parducci Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando de Letras – Língua Portuguesa (UFRN). E-mail: matt.sp2000@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9662-2493

Thayná Cristina Ananias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de Letras – Língua Portuguesa (UFRN). E-mail: thyncris@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6646-501X

Referências

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos