A paráfrase como estratégia linguístico-discursiva na escrita acadêmica

Autores

  • Elton de Oliveira Rêgo Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-8459-6942
  • Leila Haniele Cavalcante Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janaína Costa de Oliveira França de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5593

Resumo

Na escrita acadêmica, o exercício de parafrasear é essencial no processo de apropriação da palavra do outro e na busca da palavra própria. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso da paráfrase como estratégia linguístico-discursiva e mostrar os efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem e da escolha de determinadas palavras ou expressões da paráfrase na produção de resumo científico. Para tanto, apoia-se nas concepções teóricas sobre paráfrase desenvolvidas por Fuchs (1985) e nas discussões acerca da escrita acadêmica de Barzotto (2014), Fabiano-Campos (2014), Barbosa e Campos (2014) e Grigoletto (2011). O corpus é constituído de quatro resumos escolhidos de forma aleatória entre trabalhos produzidos por alunos de graduação da UFRN matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I no semestre 2020.5. A análise mostrou que as estratégias linguísticas utilizadas pelos alunos são bastante semelhantes, sendo recorrente o uso da paráfrase por equivalência formal, sinonímia e reformulação, através de alterações lexicais que podem provocar mudanças no sentido. Observou-se ainda que, ao fazer uso da citação indireta, existe uma tendência ao apagamento da voz do autor do texto-fonte, evidenciando a dificuldade que os alunos enfrentam na hora de se apropriar da palavra do outro.
Palavras-chave: paráfrase; sinonímia; reformulação; equivalência formal.

Biografia do Autor

Elton de Oliveira Rêgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Letras — Língua Portuguesa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: geoelton22@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8459-6942

Leila Haniele Cavalcante Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras — Língua Francesa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: leila.cavalcante@outlook.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0195-8494

Janaína Costa de Oliveira França de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras — Língua Francesa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: janainafranca25@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1028-0061

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos