A paráfrase como estratégia linguístico-discursiva na escrita acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5593Resumo
Na escrita acadêmica, o exercício de parafrasear é essencial no processo de apropriação da palavra do outro e na busca da palavra própria. O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso da paráfrase como estratégia linguístico-discursiva e mostrar os efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem e da escolha de determinadas palavras ou expressões da paráfrase na produção de resumo científico. Para tanto, apoia-se nas concepções teóricas sobre paráfrase desenvolvidas por Fuchs (1985) e nas discussões acerca da escrita acadêmica de Barzotto (2014), Fabiano-Campos (2014), Barbosa e Campos (2014) e Grigoletto (2011). O corpus é constituído de quatro resumos escolhidos de forma aleatória entre trabalhos produzidos por alunos de graduação da UFRN matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I no semestre 2020.5. A análise mostrou que as estratégias linguísticas utilizadas pelos alunos são bastante semelhantes, sendo recorrente o uso da paráfrase por equivalência formal, sinonímia e reformulação, através de alterações lexicais que podem provocar mudanças no sentido. Observou-se ainda que, ao fazer uso da citação indireta, existe uma tendência ao apagamento da voz do autor do texto-fonte, evidenciando a dificuldade que os alunos enfrentam na hora de se apropriar da palavra do outro.
Palavras-chave: paráfrase; sinonímia; reformulação; equivalência formal.
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