O uso do livro didático em tempos de pandemia no ensino remoto como estratégias de mediação nas aulas de Língua Portuguesa .

Autores

  • Ranilza Francisca da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Silvia Leticia Louzeiro Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5598

Palavras-chave:

Pesquisa Empírica de Campo

Resumo

RESUMO:

O anúncio da pandemia no Brasil em março de 2020, o isolamento social para conter a contaminação pelo Covid-19 promoveram a redefinição de espaços e práticas de ensino. As aulas nas escolas começaram a acontecer virtualmente, o ensino remoto tornou-se uma realidade que transformou as casas em sala de aula. Com o atual cenário educacional, o espaço-tempo da escola foi ressignificado, exigiu novo olhar e inquietação sobre como e o quê ensinar.  Os professores tiveram que se reinventar e ressignificar suas práticas. Essa realidade chama atenção e merece ser interrogada, especialmente quando levamos em conta o trabalho remoto do professor de língua portuguesa. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de investigar a mediação e a interação do professor por meio da utilização do livro didático de português para o ensino fundamental em tempos de pandemia e ensino remoto. Delimitamos como corpus, aulas de português gravadas. Na análise, levamos em conta o uso do livro didático que a professora utiliza como prática pedagógica dessa mediação. Na análise pautou-se nas contribuições dos autores Geraldi (1997; 2010;2011;2020), Antunes (2003). Os documentos oficiais os PCN de Língua Portuguesa (1998). As práticas pedagógicas do professor nos permitem refletir sobre o uso do livro didático que foi produzido para trabalhar de forma presencial, porém vai para o ensino remoto, e o professor cria possibilidades de trabalhar a leitura e a escrita de forma significativa.

Palavras-chave: aula de português; livro didático; ensino remoto; leitura; escrita

Biografia do Autor

Ranilza Francisca da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduação em Letras português e inglês 

Especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita

Silvia Leticia Louzeiro Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Fundamentos Linguísticos para o ensino da Leitura e da Escrita. leticialouzeiro@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9467-3289

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação, - São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João editores, 2010

_______. Concepções de linguagem e ensino de português. In GERALDI, J. W.; ALMEIDA, M. J. et al. (org.). O texto na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011, p. 32-37.

GERALDI, J. W. Conferência: EaD: Porque não? Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-ZK3cvwphL8 Acesso em 13 de marc. 2021. 14:15:10

LARROSA, Jorge. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico (4a ed.). São Paulo: Scipione, 2002.

https://sae.digital/aulas-remotas/acesso em 06/11/2020

PACHECO, Rossana. Coleção 8º ano, anual/[et.al.] 3.ed – Curitiba: Opet, 2017.

VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos