O saber e o fazer pedagógico: uma análise discursiva sobre a leitura e a escrita em tempos de ensino remoto

Autores

  • Francisco Célio Herculano da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Antônio Vieira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5600

Palavras-chave:

Leitura e escrita, mediação, ensino remoto.

Resumo

O ensino remoto tem estado presente na maioria das escolas brasileiras desde que foram suspensas as aulas presenciais em consequência da pandemia da Covid-19. A implementação dessa forma de ensino tem sido desafiadora para profissionais da área educacional, considerando as especificidades regionais, das escolas e das famílias. Esse contexto nos incentivou a desenvolver o seguinte questionamento: de que modo a mediação do professor, no processo de leitura e escrita, tem funcionado no sentido de estimular os alunos a ler e a escrever? Para respondê-la, analisamos as percepções dos professores sobre o processo de leitura e escrita no ensino remoto. Especificamente, identificamos diferentes visões dos professores sobre o ensino remoto e a aprendizagem; e analisamos como leitura e escrita participam, enquanto mediação, do ensino de português a partir deste contexto. Utilizamos, como metodologia, questionários (virtuais), aplicados entre os dias 21-28/08/2020 a 32 professores das redes pública e privada de ensino.  Fundamentamo-nos, principalmente, em Geraldi (1997; 2011), que nos apresenta o uso do texto como fundamental na construção e mediação do conhecimento; em Orlandi (2008), que considera que a linguagem é constituída a partir da relação entre homem e realidade histórico-social; em Smolka (1987), Soares (2014) e Mortatti (2020), que defendem o processo de alfabetização numa perspectiva discursiva. Nossos resultados indicam que parte significativa dos professores considera ser possível criar condições para atividades interativas envolvendo leitura e escrita, apesar das dificuldades referentes à motivação dos alunos e à disponibilização de ferramentas e de formação para a nova realidade do ensino.

Biografia do Autor

Francisco Célio Herculano da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluno do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita - CEFLE/CCHLA/UFRN. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2148-3569

José Antônio Vieira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLB) da Universidade Federal do Maranhão – (UFMA-Bacabal). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Pedreiras). Líder do Grupo de Pesquisa Discurso, Escrita e Formação (UEMA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9065-925X.

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos