Interpretação de texto em aulas remotas: relato de experiência do PIBID língua espanhola da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5602Palavras-chave:
Leitura, interpretação, Aulas remotas, PIBID.Resumo
Aos inúmeros obstáculos que o ensino de língua estrangeira voltada para a comunicação enfrenta corriqueiramente, somou-se a necessidade do ensino remoto. Sem know how, fomos inseridos nas aulas online e expostos às restrições da distância física e ao desafio de manter aulas interativas. O formato remoto potencializou as dificuldades que já tínhamos em aulas de, e sobre, interpretação de texto em língua estrangeira. A distância física com o imediato entendimento de que não estávamos preparados para um trabalho não presencial colocou várias de nossas estratégias de ensino, incluindo a própria ideia de formação de professores em xeque. Este relato de experiência acadêmica em sala de aula tem o objetivo de socializar tentativas-erros-acertos vividos em uma escola pública na disciplina de língua espanhola quando estudamos leitura e interpretação de texto para provas de ENEM em língua espanhola. Trabalhamos com estratégias interativas com foco na comunicação efetiva em língua estrangeira. As ideias de ancoragem e retenção de conhecimentos de David Ausubel (1983,2002) e o conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky (1984) nos subsidiaram nessas aulas, uma vez que tomamos a ideia de subsunçores como plataforma das estratégias que usamos e a ZDP como espaço de exploração de potenciais dos alunos, assim temos definido de onde partimos e onde queremos chegar. Optamos por dividir cada etapa da leitura e interpretação e amparar estas etapas já divididas com hipertextos, com isso conseguimos estimular o aluno a interagir. Consideramos que houve um crescimento para os quatro perfis envolvidos nestas atividades, alunos das escolas públicas, bolsistas, a professora oficial da turma e a coordenadora do projeto PIBID.
Referências
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