Interpretação de texto em aulas remotas: relato de experiência do PIBID língua espanhola da UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5602

Palavras-chave:

Leitura, interpretação, Aulas remotas, PIBID.

Resumo

Aos inúmeros obstáculos que o ensino de língua estrangeira voltada para a comunicação enfrenta corriqueiramente, somou-se a necessidade do ensino remoto. Sem know how, fomos inseridos nas aulas online e expostos às restrições da distância física e ao desafio de manter aulas interativas. O formato remoto potencializou as dificuldades que já tínhamos em aulas de, e sobre, interpretação de texto em língua estrangeira. A distância física com o imediato entendimento de que não estávamos preparados para um trabalho não presencial colocou várias de nossas estratégias de ensino, incluindo a própria ideia de formação de professores em xeque. Este relato de experiência acadêmica em sala de aula tem o objetivo de socializar tentativas-erros-acertos vividos em uma escola pública na disciplina de língua espanhola quando estudamos leitura e interpretação de texto para provas de ENEM em língua espanhola. Trabalhamos com estratégias interativas com foco na comunicação efetiva em língua estrangeira. As ideias de ancoragem e retenção de conhecimentos de David Ausubel (1983,2002) e o conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky (1984) nos subsidiaram nessas aulas, uma vez que tomamos a ideia de subsunçores como plataforma das estratégias que usamos e a ZDP como espaço de exploração de potenciais dos alunos, assim temos definido de onde partimos e onde queremos chegar. Optamos por dividir cada etapa da leitura e interpretação e amparar estas etapas já divididas com hipertextos, com isso conseguimos estimular o aluno a interagir. Consideramos que houve um crescimento para os quatro perfis envolvidos nestas atividades, alunos das escolas públicas, bolsistas, a professora oficial da turma e a coordenadora do projeto PIBID.

Biografia do Autor

Izabel Souza do Nascimento, UFRN

Professora do Departamento de Líguas e Literaturas Modernas da UFRN

Vice- diretora do Instituto Àgora- UFRN

Felipe Leandro Soares da Silva, UFRN

Graduando de Letras – Língua Portuguesa (UFRN). E-mail:Felipezmaster100@gmail.com. ORCID ID: 0000-0002-7141-218X.

Victor Lima Paiva Pontes, UFRN

Graduando de Letras – Língua Portuguesa (UFRN). E-mail: victorlppontes@gmail.com. ORCID ID: 0000-0001-8793-3521.

Referências

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos