A paráfrase na universidade: a responsabilidade de discentes em diálogo com a palavra do outro
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5605Palavras-chave:
Análise, Escrita, Paráfrase.Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar as produções parafrásticas encontradas em trabalhos acadêmicos. O diálogo com a palavra do outro para produção de conhecimento é a base de todo processo de escrita acadêmica e espera-se que o exercício da paráfrase seja feito de modo bastante cauteloso, a fim de manter o que já foi dito no texto fonte de forma verossímil e, sobretudo, de, a partir dele, construir-se um novo conhecimento, seja a partir da concordância ou da discordância com a paráfrase citada. Nesta perspectiva, é feita uma análise das citações indiretas produzidas por graduandos e mestrandos, a partir da comparação entre os textos fonte e as paráfrases realizadas através deles. O corpus do trabalho é composto, portanto, por trechos dois trabalhos de conclusão de curso e de uma dissertação de mestrado retiradas do repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que apresentam paráfrases, bem como seus respectivos textos fonte. Respaldando-se nas obras de Fuchs (1985), Barbosa; Fabiano-Campos (2015) e Fabiano-Campos (2017), o estudo busca apontar a existência de equívocos interpretativos e distorções nas paráfrases realizada pelos acadêmicos. Nota-se a importância da apreensão e interpretação do conhecimento por parte dos pesquisadores com relação aos textos fonte no processo de paráfrase.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index