A polifonia textual e a busca pela escrita autoral: Análise de fichamentos acadêmicos produzidos por graduandos
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5608Palavras-chave:
polifonia textual, autoria, escrita acadêmica, fichamento.Resumo
O excesso de informação e a polifonia textual são desafios para a escrita dos discentes recém-ingressos no ensino superior. A dificuldade em organizar as múltiplas vozes presentes nos textos-fontes faz com que muitos discentes, quando solicitados às atividades escritas, exagerem no uso das paráfrases e até mesmo incorram em plágio. O obstáculo do manancial de informações, descrito por Barzotto (2013), necessita ser superado com a experiência prática da escrita de fichamentos. À luz dos tipos de paráfrase expostos por Fuchs (1985), do conceito de polifonia textual de Roman (1992) e da noção de autoria de Possenti (2002), esta pesquisa utiliza a metodologia proposta pela investigação de Barbosa e Fabiano-Campos (2014), que expõe as causas das dificuldades dos discentes em dialogar com as múltiplas vozes presentes no texto-fonte. Serão investigados dois fichamentos de transcrição textual direta e dois fichamentos de resumo produzidos por dois graduandos do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no semestre remoto de 2020.6. Ambos serão identificados como Aluno 01 e Aluno 02, garantindo-lhes o anonimato. Os resultados preliminares apontam que, mesmo com a padronização acadêmica do fichamento, cada discente seleciona as informações de maneira própria, permitindo verificar indícios de autoria.
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