A polifonia textual e a busca pela escrita autoral: Análise de fichamentos acadêmicos produzidos por graduandos

Autores

  • Douglas André Gonçalves Cavalheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5608

Palavras-chave:

polifonia textual, autoria, escrita acadêmica, fichamento.

Resumo

O excesso de informação e a polifonia textual são desafios para a escrita dos discentes recém-ingressos no ensino superior. A dificuldade em organizar as múltiplas vozes presentes nos textos-fontes faz com que muitos discentes, quando solicitados às atividades escritas, exagerem no uso das paráfrases e até mesmo incorram em plágio. O obstáculo do manancial de informações, descrito por Barzotto (2013), necessita ser superado com a experiência prática da escrita de fichamentos. À luz dos tipos de paráfrase expostos por Fuchs (1985), do conceito de polifonia textual de Roman (1992) e da noção de autoria de Possenti (2002), esta pesquisa utiliza a metodologia proposta pela investigação de Barbosa e Fabiano-Campos (2014), que expõe as causas das dificuldades dos discentes em dialogar com as múltiplas vozes presentes no texto-fonte. Serão investigados dois fichamentos de transcrição textual direta e dois fichamentos de resumo produzidos por dois graduandos do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no semestre remoto de 2020.6. Ambos serão identificados como Aluno 01 e Aluno 02, garantindo-lhes o anonimato. Os resultados preliminares apontam que, mesmo com a padronização acadêmica do fichamento, cada discente seleciona as informações de maneira própria, permitindo verificar indícios de autoria.

Biografia do Autor

Douglas André Gonçalves Cavalheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e licenciatura em História, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018), da qual foi bolsista de iniciação científica pelo projeto Cartografias Imaginárias (PIBIC-CNPq). É mestre em Filosofia, na área de ética, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente leciona filosofia - dois vínculos de 30 horas semanais na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte - e atua como professor supervisor de campo do PIBID (CAPES) de Filosofia. Também é mestrando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na linha de pesquisa III sobre: Linguagem, Identidades e Espacialidades. É editor e secretário da Espacialidades: Revista Discente do Mestrado de História (UFRN). Tem experiência na área de ensino de Filosofia e História nas escolas públicas e privadas, em ensino fundamental II e médio, com ênfase em preparatório para as avaliações de ciências humanas e suas tecnologias do ENEM.

Referências

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos