O processo de sumarização na construção de resumos acadêmicos: um estudo desenvolvido em contexto de aula remota

Autores

  • Annelisy Karoline Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anny Caroliny Nunes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruna Ferreira Urbano Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5610

Palavras-chave:

Resumo, Resumo acadêmico, Processo de sumarização

Resumo

O foco deste artigo é interpretar o processo de construção de um resumo acadêmico produzido por um aluno de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em contexto de aula remota. A relevância deste estudo se dá por dois motivos: a temática do artigo e a análise. Visto que o resumo acadêmico é um gênero exigido nas instituições de ensino e relevante para a divulgação do conhecimento. E já na análise é possível compreender as formas como as estratégias de sumarização podem ser aplicadas à produção de texto. Os dados foram coletados por meio de duas atividades, a primeira consistia em produzir um resumo informativo do artigo A difícil arte de dialogar com a palavra do outro para produzir palavra própria, escrito pelas autoras Barbosa e Campos (2014); e a segunda era a reescrita desse resumo, conforme a ABNT – NBR 6028 (2003). Para tanto, foram definidos os seguintes parâmetros de análise: (1) comparar a versão I do resumo com o texto-fonte; (2) comparar a versão I do resumo com a versão II; e (3) verificar as estratégias do processo de sumarização nas duas comparações, versão II do resumo com a versão I e, depois, versão II com o texto-fonte. Os resultados revelam que o aluno apresenta conhecimentos acerca do resumo acadêmico e também das etapas do processo de sumarização. Por fim, buscamos contribuir para os estudos sobre a escrita acadêmica, em especial a escrita de graduandos, a fim de perceber como eles desenvolvem os processos de sumarização.

Biografia do Autor

Annelisy Karoline Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literatura - UFRN; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; Departamento de Letras. https://orcid.org/0000-0002-4381-9820

Anny Caroliny Nunes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://orcid.org/0000-0001-6108-359X

Bruna Ferreira Urbano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://orcid.org/0000-0002-8412-614X

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028 - Resumos. Rio de Janeiro, 2003.

BARBOSA, Marinalva Vieira; CAMPOS, Sulemi Fabiano. A difícil arte de dialogar com a palavra do outro para produzir palavra própria. Interdisciplinar, Itabaiana/se, v. 20, p. 35-46, 2015. Disponível em:<https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/2855>. Acesso no dia 24 jun. 2020.

CAVALCANTE, Ilane Ferreira Cavalcante. Resumo. In: CAVALCANTE, Ilane Ferreira Cavalcante. Leitura e Produção de Textos. Natal: MEC SEDIS UFRN. (s/d). p. 1-23. Disponível em: <https://docplayer.com.br/80758924-Leitura-e-producao-de-textos.html>. Acesso em: 22 jun. 2020.

LEITE, Marli Quadros. Resumo. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2006.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SOUZA, Clinio Jorge de. Letramento Acadêmico: da escrita à leitura científica. Anuário da produção acadêmica docente. Faculdade Anhanguera de Sorocaba: v.6, n.15, 2012, p.155-172.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN. Resolução nº 023/2020-CONSEPE, de 01 de junho de 2020. Dispõe sobre a regulamentação, em caráter excepcional, da oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas, no formato remoto, em função da suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo Coronavírus – COVID-19. Natal, UFRN, 2020a. Disponível em: https://ufrn.br/resources/documentos/calendarioacademico/periodo_letivo_suplementar_excepcional.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.

WEG, Rosana Morais. Fichamento. São Paulo: Paulistana Editora, 2006.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos