O processo de sumarização na construção de resumos acadêmicos: um estudo desenvolvido em contexto de aula remota
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5610Palavras-chave:
Resumo, Resumo acadêmico, Processo de sumarizaçãoResumo
O foco deste artigo é interpretar o processo de construção de um resumo acadêmico produzido por um aluno de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em contexto de aula remota. A relevância deste estudo se dá por dois motivos: a temática do artigo e a análise. Visto que o resumo acadêmico é um gênero exigido nas instituições de ensino e relevante para a divulgação do conhecimento. E já na análise é possível compreender as formas como as estratégias de sumarização podem ser aplicadas à produção de texto. Os dados foram coletados por meio de duas atividades, a primeira consistia em produzir um resumo informativo do artigo A difícil arte de dialogar com a palavra do outro para produzir palavra própria, escrito pelas autoras Barbosa e Campos (2014); e a segunda era a reescrita desse resumo, conforme a ABNT – NBR 6028 (2003). Para tanto, foram definidos os seguintes parâmetros de análise: (1) comparar a versão I do resumo com o texto-fonte; (2) comparar a versão I do resumo com a versão II; e (3) verificar as estratégias do processo de sumarização nas duas comparações, versão II do resumo com a versão I e, depois, versão II com o texto-fonte. Os resultados revelam que o aluno apresenta conhecimentos acerca do resumo acadêmico e também das etapas do processo de sumarização. Por fim, buscamos contribuir para os estudos sobre a escrita acadêmica, em especial a escrita de graduandos, a fim de perceber como eles desenvolvem os processos de sumarização.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028 - Resumos. Rio de Janeiro, 2003.
BARBOSA, Marinalva Vieira; CAMPOS, Sulemi Fabiano. A difícil arte de dialogar com a palavra do outro para produzir palavra própria. Interdisciplinar, Itabaiana/se, v. 20, p. 35-46, 2015. Disponível em:<https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/2855>. Acesso no dia 24 jun. 2020.
CAVALCANTE, Ilane Ferreira Cavalcante. Resumo. In: CAVALCANTE, Ilane Ferreira Cavalcante. Leitura e Produção de Textos. Natal: MEC SEDIS UFRN. (s/d). p. 1-23. Disponível em: <https://docplayer.com.br/80758924-Leitura-e-producao-de-textos.html>. Acesso em: 22 jun. 2020.
LEITE, Marli Quadros. Resumo. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2006.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SOUZA, Clinio Jorge de. Letramento Acadêmico: da escrita à leitura científica. Anuário da produção acadêmica docente. Faculdade Anhanguera de Sorocaba: v.6, n.15, 2012, p.155-172.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN. Resolução nº 023/2020-CONSEPE, de 01 de junho de 2020. Dispõe sobre a regulamentação, em caráter excepcional, da oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas, no formato remoto, em função da suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo Coronavírus – COVID-19. Natal, UFRN, 2020a. Disponível em: https://ufrn.br/resources/documentos/calendarioacademico/periodo_letivo_suplementar_excepcional.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
WEG, Rosana Morais. Fichamento. São Paulo: Paulistana Editora, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index