Os dilemas da escrita: uma análise da produção de paráfrases em resumos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5611Palavras-chave:
Resumo de construção, Paráfrase, Escrita Acadêmica.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre os dilemas da escrita acadêmica, em específico a produção de resumo a partir do fichamento. Trata-se do movimento investigativo de alunos do curso de Letras, que, pautados em habilidades concernentes à produção escrita na universidade, questionam: como os alunos lidam com as diferentes vozes na escrita acadêmica e quais desafios se mostram, na materialidade linguística, ao escreverem um resumo acadêmico? Nossa hipótese é que o conhecimento de um modelo não é suficiente para produzir um resumo a partir do texto-fonte. O trabalho de escrita exige do sujeito experiência para lidar com diferentes estratégias linguísticas, por exemplo, a paráfrase. Temos como corpus versões de resumos produzidos, na disciplina de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I, turma 2020.6, (durante o período de ensino remoto), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fundamentamo-nos nos estudos de Leite (2009) sobre as características do resumo; na concepção de paráfrase de Fuchs (1985) como modos de reformular os discursos já proferidos e nas discussões apontadas por Barzotto (2009), Barbosa e Fabiano-Campos (2014), quanto aos desafios da escrita acadêmica. Os resultados apontam indícios de que há desvios quanto ao modo de apropriação da voz do outro mobilizada nos textos produzidos pelos alunos, ou seja, apresentam dificuldades em articular os mecanismos linguísticos, principalmente no que se refere à paráfrase.
Referências
BARBOSA, Marinalva Vieira. FABIANO-CAMPOS, Sulemi. A difícil arte de dialogar com a palavra do outro para produzir a palavra própria. Revista Interdisciplinar. Ano IX, v. 20, Itabaiana/ SE, p.35-46, jan/jun 2014.
BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura e mediação. Reflexões sobre a formação do professor. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
FUCHS, Catherine. A paráfrase linguística - equivalência, sinonímia ou reformulação? In: Cadernos de estudos linguísticos. N° 8. p. 133. 1983.
LEITE, Marli Quadros. Resumo. 1° edição atualizada. São Paulo: Paulistana. 2009.
LARROSA, Jorge. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre as linguagens da experiência. In____ Tremores: escritos sobre experiência. 1° ed. Belo Horizonte. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index