Na corda bamba da paráfrase: o diálogo com a voz do outro nas dissertações de mestrado do ProfLetras

Autores

  • Melina Nascimento Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5612

Palavras-chave:

Paráfrase, Escrita acadêmica, ProfLetras.

Resumo

Quando se trata de processo parafrástico, o pesquisador frequentemente se encontra numa corda-bamba, tentando se equilibrar entre a mera reprodução do conteúdo já construído – podendo envolver plágio ou deturpações semânticas de maior ou menor grau – e o anseio de elaborar novas considerações para o campo científico a partir do que já foi dito por outrem. Considerando o diálogo com a palavra do outro como um aspecto de grande relevância para a escrita acadêmica e um frequente desafio para os estudantes, este trabalho tem por objetivo analisar a maneira como ocorre o processo de parafrasagem em dissertações de mestrado. O corpus, então, é constituído por produções provenientes do Programa de Mestrado Profissional de Letras (ProfLetras). Com base nesse apanhado, foi feita uma análise de citações indiretas, relacionando as paráfrases e seus respectivos textos-base, buscando observar como o sujeito autor reformula o discurso alheio; de qual modo articula sinonimicamente; se deturpa, mantém ou comete deslizes em relação ao sentido original e à ideia referenciada. A análise, que confirma as hipóteses mencionadas, pautou-se nas proposições de Fuchs (1985) sobre o conceito de paráfrase e nas contribuições de Possenti (2002), Grigoletto (2011) e Fabiano-Campos (2014) no tocante às reflexões não só acerca da articulação entre discursos, mas também questões mais amplas de escrita, como a concepção de autoria.

Biografia do Autor

Melina Nascimento Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Letras https://orcid.org/0000-0001-5679-6659

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

https://orcid.org/0000-0002-7212-0621

Referências

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos