Produção escrita acadêmica: fichamento, resumo e paráfrase em evidência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5613

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Fichamento, Resumo, Paráfrase.

Resumo

O trabalho em questão volta-se para a escrita acadêmica e seu desdobramento conceitual e prático na produção do fichamento e do resumo textual. O objetivo é refletir sobre o modo como alunos do curso de Letras da disciplina Leitura e Produção de Texto Acadêmico I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mobilizam a voz alheia para fundamentar teoricamente o próprio dizer. Partimos da ideia de que o fichamento e o resumo são formas organizadas de registrar informações a partir de um texto-fonte por apresentar especificidades estruturais. Isso pode ser percebido quando levantamos as estratégias de leitura mobilizadas e analisamos os efeitos que se produzem na escrita. Definimos como pergunta: qual a relação existente entre leitura e escrita na universidade? Para tanto, o apoio teórico concentra-se nas recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), as contribuições dadas por Weg (2006) e Leite (2006) sobre fichamento e resumo, respectivamente. Estudos de paráfrase proposto por Fuchs (1985); Fabiano-Campos (2007; 2014) e Miranda (2013) sobre escrita acadêmica. Como objeto de análise, delimitamos analisar 03 (três) textos produzidos por um mesmo aluno – a saber, aluno de graduação no curso de Letras - Língua Portuguesa – sobre o artigo Letramento acadêmico: da escrita à leitura científica, de Clínio Jorge de Souza (2012). Considerando o corpus, portanto, os resultados apontam que, em certa medida, os textos examinados apresentam elementos que são correlatos ao fichamento e ao resumo.

Biografia do Autor

Pablo Diego Santos Avelino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando do curso de Letras - Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras da UFRN.

Maria Aparecida Aparecida da Silva Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte

Doutora e mestra em Estudos da Linguagem pelo PPgEL UFRN.

Referências

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Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos