Leitura e cognição: construindo sentidos entre fatos e opiniões
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5615Palavras-chave:
PRÁTICA DOCENTEResumo
Este trabalho visa apresentar uma estratégia pedagógica voltada para a compreensão e interpretação de textos que promovam uma aprendizagem mais significativa antes, durante e depois da leitura. Os pressupostos teóricos dessa proposta centram-se na abordagem da leitura de textos de diferentes gêneros discursivos para entender a diferenciação entre fato e opinião, propondo especificamente estratégias de leitura no processo de compreensão leitora e discussão dessas estratégias na formação e no desenvolvimento de leitores competentes. Para tanto, o trabalho está fundamentado na noção de frames, proposta por Duque (2015). Atividades de leitura desenvolvidas partindo-se da realização e aplicação de uma atividade diagnóstica inicial por meio das atividades, aqui, propostas pode-se constatar que as estratégias adotadas antes, durante e depois da leitura são fundamentais para a compreensão leitora e a formação de um leitor competente que faz inferências, ativa conhecimentos prévios e conhecimentos de mundo na construção dos múltiplos sentidos.
Referências
DUQUE, P. H. Por uma abordagem ecológica da linguagem. UNEB: Pontos de Interrogação, v. 5, n. 1, jan. /jul., 2015 b.
DUQUE, P. H. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 39, p. 25-48, 2015.
DUQUE, P. H.; COSTA. M. A. A análise construcional do discurso: uma alternativa cognitiva para o estudo dos gêneros discursivos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 6., 2011, Natal. Anais... Natal, 2011.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M. & SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Tradução o Organização de Roxane Rojo & Claís de Sales Cordeiro. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 1986.
GOFFMAN, E. Frame Analysis. Nova York, Harper & Row, 1974.
ROSENBLATT, L. M. (2004). The transactional theory of reading and writing. In R.B. Ruddell & N.J. Unrau (Eds.), Theoretical models and processes of reading (5th ed., pp. 1363–1398). Newark, DE: International Reading Association.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
https://super.abril.com.br/tecnologia/o-lado-negro-do-facebook/
http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2011/02/10/timida-de-18-anos- -da-primeiro-beijo-morre-minutos-depois-362377.asp. Acesso em 29 jan. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index