Leitura e cognição: construindo sentidos entre fatos e opiniões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5615

Palavras-chave:

PRÁTICA DOCENTE

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma estratégia pedagógica voltada para a compreensão e interpretação de textos que promovam uma aprendizagem mais significativa antes, durante e depois da leitura. Os pressupostos teóricos dessa proposta centram-se na abordagem da leitura de textos de diferentes gêneros discursivos para entender a diferenciação entre fato e opinião, propondo especificamente estratégias de leitura no processo de compreensão leitora e discussão dessas estratégias na formação e no desenvolvimento de leitores competentes. Para tanto, o trabalho está fundamentado na noção de frames, proposta por Duque (2015). Atividades de leitura desenvolvidas partindo-se da realização e aplicação de uma atividade diagnóstica inicial por meio das atividades, aqui, propostas pode-se constatar que as estratégias adotadas antes, durante e depois da leitura são fundamentais para a compreensão leitora e a formação de um leitor competente que faz inferências, ativa conhecimentos prévios e conhecimentos de mundo na construção dos múltiplos sentidos.

Biografia do Autor

Janderley Costa de Lima costa Lima, Universidade federal do Rio Grande do Norte

Janderley Costa de Lima (Janderley Costa) natural de Brejinho/RN, professor de Língua Portuguesa, poeta, escritor, Licenciado em Letras (UNP), Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB) e Especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e Escrita (UFRN), Participou das Antologia 10 e 11 da Casa da Poesia (Rio de Janeiro) – Editora Scorteci, Literate Celebra o Nordeste com a poesia Tempo e Organizador do livro Poetas da Escola. Apaixonado pela literatura, sua maior inspiração são produções poéticas, a leitura como principal caminho para o conhecimento.

Referências

DUQUE, P. H. Por uma abordagem ecológica da linguagem. UNEB: Pontos de Interrogação, v. 5, n. 1, jan. /jul., 2015 b.

DUQUE, P. H. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 39, p. 25-48, 2015.

DUQUE, P. H.; COSTA. M. A. A análise construcional do discurso: uma alternativa cognitiva para o estudo dos gêneros discursivos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 6., 2011, Natal. Anais... Natal, 2011.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M. & SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Tradução o Organização de Roxane Rojo & Claís de Sales Cordeiro. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 1986.

GOFFMAN, E. Frame Analysis. Nova York, Harper & Row, 1974.

ROSENBLATT, L. M. (2004). The transactional theory of reading and writing. In R.B. Ruddell & N.J. Unrau (Eds.), Theoretical models and processes of reading (5th ed., pp. 1363–1398). Newark, DE: International Reading Association.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.

https://super.abril.com.br/tecnologia/o-lado-negro-do-facebook/

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2011/02/10/timida-de-18-anos- -da-primeiro-beijo-morre-minutos-depois-362377.asp. Acesso em 29 jan. 2013.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos