HORTA orgânica: uma proposta de educação não formal para ressocialização de adolescentes privados de liberdade em Uberaba
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i2.5728Palavras-chave:
Horta Orgânica, Ressocialização, Educação, Adolescentes.Resumo
Esse artigo apresenta um relato sobre a experiência inicial de implantação de uma horta orgânica no Centro Socioeducativo de Uberaba-CSEUR. Trata-se de uma proposta pedagógica que se localiza no campo da educação não formal. A unidade abriga dezenove adolescentes que cumprem medidas de ressocialização por cometer atos infracionais inscritos na legislação sobre a infância e adolescência. A construção da horta faz parte das obrigações da instituição em oferecer oficinas de ressocialização dos adolescentes para retorná-los ao convívio da sociedade. As medidas de ressocialização são discutidas nas perspectivas do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA. Tais medidas devem ter caráter educacional. O trabalho de construção da horta é desenvolvido na forma de oficinas práticas e aulas teóricas. O que se pretende com essa atividade educacional não formal é a construção de diálogos que possibilitem a ressignificação das compreensões que os adolescentes privados de liberdade construíram sobre si e o outro. Além da ressocialização, a produção da horta tem como fim o melhoramento da alimentação dos internos e a compreensão da importância do respeito ao meio ambiente. Respeito esse que impacta na qualidade de vida.
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