É possível realizar atividade prática no ensino remoto?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6151

Resumo

Com a advento da pandemia provocada pelo SARScov-19, instalou-se no ano de 2020 o formato de aulas remotas, limitando a realização de atividades de campo e práticas laboratoriais, o que pode ser considerado um fator negativo no ensino de biologia. Na busca por alternativas para manter a qualidade do ensino diante tal realidade, o presente estudo objetiva discutir a possibilidade de realização de atividades práticas no formato de ensino remoto por meio do relato de uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante a disciplina de Zoologia dos Invertebrados. A pesquisa ocorreu no Instituto Federal do Pará, Campus Abaetetuba, com 33 alunos, na qual, foi solicitado que os discentes construíssem um microscópio caseiro e realizassem coleta de água e posterior observação de microrganismos neste. Por meio dos relatórios produzidos pelos alunos ao fim da disciplina, foi possível identificar a construção de três diferentes modelos de microscópios caseiros, coleta de água em 10 ambientes diferentes e a visualização de indivíduos de cinco grupos de seres vivos distintos. A atividade demonstrou a possibilidade de realização de aulas práticas orientadas por meio do ensino remoto, propiciando o conhecimento da biodiversidade local, o protagonismo estudantil e a diversificação da prática docente. 

Biografia do Autor

  • Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Abaetetuba

    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Docente do curso de biologia pelo Instituto Federal do pará - IFPA Campus Abaetetuba. 

  • Marcelo Bruno Araújo Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN); acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD) no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

  • Miceia de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos; Professora associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

É possível realizar atividade prática no ensino remoto?. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 157 a 175, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i2.6151. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6151. Acesso em: 10 out. 2025.