É possível realizar atividade prática no ensino remoto?
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6151Resumo
Com a advento da pandemia provocada pelo SARScov-19, instalou-se no ano de 2020 o formato de aulas remotas, limitando a realização de atividades de campo e práticas laboratoriais, o que pode ser considerado um fator negativo no ensino de biologia. Na busca por alternativas para manter a qualidade do ensino diante tal realidade, o presente estudo objetiva discutir a possibilidade de realização de atividades práticas no formato de ensino remoto por meio do relato de uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante a disciplina de Zoologia dos Invertebrados. A pesquisa ocorreu no Instituto Federal do Pará, Campus Abaetetuba, com 33 alunos, na qual, foi solicitado que os discentes construíssem um microscópio caseiro e realizassem coleta de água e posterior observação de microrganismos neste. Por meio dos relatórios produzidos pelos alunos ao fim da disciplina, foi possível identificar a construção de três diferentes modelos de microscópios caseiros, coleta de água em 10 ambientes diferentes e a visualização de indivíduos de cinco grupos de seres vivos distintos. A atividade demonstrou a possibilidade de realização de aulas práticas orientadas por meio do ensino remoto, propiciando o conhecimento da biodiversidade local, o protagonismo estudantil e a diversificação da prática docente.
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