Escrita autobiográfica na prática de ensino de uma professora de geografia em formação:
Dispositivo para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6209Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir sobre uma prática docente envolvendo a escrita autobiográfica de alunos da educação básica, não como uma prática com resultados tabulados, mas que buscou realizar uma atividade adequada ao contexto e à realidade dos alunos. Essa prática se deu com o objetivo de aproximar o professor da realidade dos alunos, transformando a sala de aula em um lugar realmente capaz de efetivar o processo de ensino e aprendizagem. Tal prática antecedeu as aulas sobre conteúdos específicos da disciplina de Geografia, para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual localizada na cidade de Uberaba-MG, compondo a prática de estágio docente de um Curso de Licenciatura em Geografia. A proposta de realizar uma prática de ensino com escrita autobiográfica dos alunos surgiu após observações feitas na sala de aula, quando foram identificados desinteresses e falta de compreensão dos alunos em relação ao papel da escola e dos conhecimentos geográficos na sua formação. Evidenciou-se que, após a prática com a escrita autobiográfica, os alunos demonstraram maior atenção e interesse nas aulas, assim como maior compreensão e cooperação entre os alunos e com a professora, além de um significativo aumento na participação dos mesmos nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, este texto objetiva compartilhar aspectos de uma prática que se revelou como fértil para o desenvolvimento pedagógico na educação básica, considerando, especialmente, a importância de o aluno se reconhecer nesse processo.
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