O Estágio supervisionado no curso de pedagogia: os desafios vivenciados por estudantes no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6306

Resumo

A disciplina de estágio supervisionado ocupa um papel relevante no processo de formação dos professores, pois propicia aos acadêmicos oportunidades de vivenciarem situações que lhes possibilitam reflexões sobre a prática à luz da teoria, o que auxilia para um processo formativo mais consciente. O objetivo deste artigo é analisar os desafios vivenciados por estudantes do Curso de Pedagogia de uma Universidade Pública no estado do Tocantins, durante a realização do estágio supervisionado em formato remoto no contexto da pandemia COVID- 19. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário através da plataforma digital Google Forms. Assim, como resultado, o presente estudo concluiu que, os desafios enfrentados pelos acadêmicos foram muitos, mas ainda assim, possibilitou vivenciar situações que conversam com questões contemporâneas educacionais, como por exemplo, a utilização de diferentes metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem aliadas ao uso das tecnologias a serviço da educação. Vale ressaltar ainda que, apesar do cenário de incertezas e dos inúmeros desafios gerados pela pandemia, a experiência do estágio no formato 100% remoto, acabou por se apresentar também como um espaço de possibilidades, de abertura ao novo e de reinvenção, deixando como legado, experiências que poderão ser incorporadas às formações num contexto pós-pandemia, contribuindo assim para uma nova forma de pensar e fazer educação.

Biografia do Autor

Zian Karla Vasconcelos Barros, Universidade Federal do Norte do Tocantins- UFNT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Especialista em: Orientação Educacional e Aconselhamento Familiar; Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Adventista de São Paulo (UNASP); Mestra em Educação pela Universidade Salesiana de São Paulo (UNISAL), com área de concentração em Educação Sociocomunitária; bolsista (SEC.EDUC.) Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho. Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB); bolsista CAPES. Tem experiência na área de Educação, em cursos de graduação, com ênfase em Estágio Supervisionado e Didática. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Infância e Linguagem ( NEIL), ligada à Linha de Pesquisa: Linguagem, Letramento e Docência. Atua principalmente nos seguintes temas: infância, alfabetização e letramento, formação de professores, currículo, práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)/ Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) de Tocantinópolis/ Curso de Pedagogia, onde é responsável pelas disciplinas de Didática II e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Laboratório: Brinquedoteca Mário de Andrade (UFT/ Toc.).

Klésia de Andrade Matias, Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2002). É servidora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2004. No período de janeiro de 2004 até maio de 2012 atuou como professora do componente curricular Atividades para Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Atuou como vice-diretora da Escola Classe 803 do Recanto da Emas. Foi assessora especial da Subsecretaria de Educação Básica do DF. Foi suplente no comitê gestor do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Distrito Federal. Atuou Coordenadora de Políticas Educacionais para Educação Infantil e Ensino Fundamental da Subsecretaria de Educação Básica, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente é mestranda na Universidade Católica de Brasília - UCB e participa do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). Possui especialização Lato Sensu nas seguintes áreas: Psicopedagogia, Neuropedagogia, Psicanálise e Docência do Ensino Superior, Orientação Educacional, Gestão Escolar e Políticas públicas para infância, juventude e diversidade. 

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Estágio Supervisionado