O Estágio supervisionado no curso de pedagogia: os desafios vivenciados por estudantes no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6306Resumo
A disciplina de estágio supervisionado ocupa um papel relevante no processo de formação dos professores, pois propicia aos acadêmicos oportunidades de vivenciarem situações que lhes possibilitam reflexões sobre a prática à luz da teoria, o que auxilia para um processo formativo mais consciente. O objetivo deste artigo é analisar os desafios vivenciados por estudantes do Curso de Pedagogia de uma Universidade Pública no estado do Tocantins, durante a realização do estágio supervisionado em formato remoto no contexto da pandemia COVID- 19. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário através da plataforma digital Google Forms. Assim, como resultado, o presente estudo concluiu que, os desafios enfrentados pelos acadêmicos foram muitos, mas ainda assim, possibilitou vivenciar situações que conversam com questões contemporâneas educacionais, como por exemplo, a utilização de diferentes metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem aliadas ao uso das tecnologias a serviço da educação. Vale ressaltar ainda que, apesar do cenário de incertezas e dos inúmeros desafios gerados pela pandemia, a experiência do estágio no formato 100% remoto, acabou por se apresentar também como um espaço de possibilidades, de abertura ao novo e de reinvenção, deixando como legado, experiências que poderão ser incorporadas às formações num contexto pós-pandemia, contribuindo assim para uma nova forma de pensar e fazer educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index