Dossiê: Educação Integral, diálogos e experiências na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.6392

Biografia do Autor

Diovane de César Resende Ribeiro, PPGE-UFTM/PMU

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Educação e Escola em tempo integral: desafios e perspectivas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Aí desenvolveu sua dissertação intitulada Educação Integral e suas histórias: com a voz os professores da Rede Pública de Ensino. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) vinculado também à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor da Educação Básica-Anos Iniciais e Professor da Educação Infantil, ambos efetivos, na Prefeitura Municipal de Uberaba/Secretaria Municipal de Educação. Atuou como docente do Curso Normal em Nível Médio-Professor de Educação Infantil, vínculo designado, na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia localizada no município de Uberaba. Autor da obra literária O Gran Conselho e o livro dos dragões, publicado em 2019 pela Giostri Editora. 

http://lattes.cnpq.br/1226816097593218

https://orcid.org/0000-0003-1507-1584

diovane.cesar.resende@gmail.com

Valeska Guimarães Rezende da Cunha, UNIUBE

Doutora em Educação e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília; em Metodologia do Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira pela Faculdade São Luís e em Educação pela Faculdade Claretianas. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. É professora na Universidade de Uberaba onde atua como: membro permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação; professora nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em Educação da Uniube; membro do Comitê de Ética em Pesquisa, da Comissão de Relações Internacionais; da Comissão Avaliadora ad hoc da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão para acompanhamento dos projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento; membro do Conselho Universitário. É coordenadora e orientadora do projeto interinstitucional ?Da linguagem ficcional aos procedimentos de pesquisa que priorizam o diálogo: análise epistemológica de produções acadêmicas do PPGE-Uniube (2003-2019), a partir de 2020, com apoio CNPQ. É coordenadora do Projeto de Extensão Street Store Amigos do Igor Lombardi Penhalver, com apoio financeiro da Embaixada Americana por meio da parceria entre Uniube e Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). Atua na Educação a distância (EAD) desde 2000. Foi professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a educação básica, da Uniube, campus Uberlândia, no período de 2016-1018. É membro da Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste (REDECENTRO); da Red de Estudios sobre Educación (REED); da Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores (RIDEP); do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia (GEPEGH), da Universidade Federal de Uberlândia; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais (GEPRESPE), da Uniube, e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Participou do Núcleo de Educação a distância da Uniube, no período de 2000-2018. No contexto da EAD atua em pesquisas e formação de professores. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: formação de professores; saberes e práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno); tecnologia educacional; educação a distância; linguagem e processos educativos na formação docente. 

http://lattes.cnpq.br/4906053972409541

https://orcid.org/0000-0001-9266-9876

valeska.guimaraes@gmail.com
valeska.guimaraes@uniube.br

Cláudia Maria Costa Dias, UNED/UNIR – Espanha

Doutora em Ciências da Educação (2012) e doutoranda em Psicologia Evolutiva e Didáctica. - Universidade de Alicante - Espanha. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (1990), Mestrado em Investigação Educativa (2010) e Desarrollo Local e Innovación Territorial (2008), ambos pela Universidad de Alicante. Graduanda em Psicologia pela Universidade Nacional de Educação a Distància - UNED. Atualmente desenvolve atividades de docência em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Nacional de Educação a Distància; Design Instrucional para curos de graduação e pós -graduação e atua como diretora no projeto Educartem, realizando atividades de apoio psicopedagógico e formação profissional. Participa ativamente de Investigações educativas nas áreas de Psicopedagogia, Metodologia Científica e Didáticas Específicas. Colabora com as seguintes linhas de pesquisa: Necessidades Educativas Especiais e Diversidade, Ensino e aprendizagem EaD, Tecnologias Aplicadas à Educação, Educação em Valores, Convivência Escolar e a participação da família na escola e Psicologia do Desenvolvimento. 

http://lattes.cnpq.br/9495693573641403

https://orcid.org/0000-0003-4042-0950

educartem@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-05-31