Alfabetização midiática como instrumento da pedagogia social no processo de socialização de pessoas em momento de egresso do sistema prisional
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.6401Resumo
O presente texto divulga parte da pesquisa de mestrado, que buscou responder como promover a liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional. O objetivo foi experienciar o exercício da Pedagogia Social, valendo-se do instrumento de alfabetização midiática e informacional para a promoção da liberdade de expressão do egresso do sistema prisional, na finalidade de ser um auxílio em seu processo de socialização. Para tanto, a construção dos dados empíricos se deu pela pesquisa-ação, e foi feita no Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – PrEsp, do município de Uberaba/MG, por meio de oficinas mediadas com colaboradores que abordaram a construção de um jornal, como caminho dialógico de contrapor o discurso hegemônico no palco de disputa simbólico produzidos pela cultura midiática. Neste texto optou-se pelo recorte da pesquisa, o qual diz respeito à última oficina, na qual os colaboradores apresentaram suas notícias que foram sendo construídas durante as oficinas anteriores. Os resultados evidenciaram que a Pedagogia Social, junto com a alfabetização midiática, são um caminho possível a liberdade de expressão de pessoas em momento de egresso do sistema prisional, uma vez que os colaboradores buscaram inserir suas palavras e reconquistaram este direito negado por meio da construção de notícias que representavam a si.
Palavras – Chave: Pedagogia Social; Alfabetização Midiática e Informacional; Egresso do Sistema Prisional; Processo de Socialização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index