Alfabetização midiática como instrumento da pedagogia social no processo de socialização de pessoas em momento de egresso do sistema prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.6401

Resumo

O presente texto divulga parte da pesquisa de mestrado, que buscou responder como promover a liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional. O objetivo foi experienciar o exercício da Pedagogia Social, valendo-se do instrumento de alfabetização midiática e informacional para a promoção da liberdade de expressão do egresso do sistema prisional, na finalidade de ser um auxílio em seu processo de socialização. Para tanto, a construção dos dados empíricos se deu pela pesquisa-ação, e foi feita no Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – PrEsp, do município de Uberaba/MG, por meio de oficinas mediadas com colaboradores que abordaram a construção de um jornal, como caminho dialógico de contrapor o discurso hegemônico no palco de disputa simbólico produzidos pela cultura midiática. Neste texto optou-se pelo recorte da pesquisa, o qual diz respeito à última oficina, na qual os colaboradores apresentaram suas notícias que foram sendo construídas durante as oficinas anteriores. Os resultados evidenciaram que a Pedagogia Social, junto com a alfabetização midiática, são um caminho possível a liberdade de expressão de pessoas em momento de egresso do sistema prisional, uma vez que os colaboradores buscaram inserir suas palavras e reconquistaram este direito negado por meio da construção de notícias que representavam a si.

Palavras – Chave: Pedagogia Social; Alfabetização Midiática e Informacional; Egresso do Sistema Prisional; Processo de Socialização.

Biografia do Autor

Marta Soares da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Pedagogia na FFCL/Ituverava-SP, pela política pública de acesso PROUNI. Possui experiência de efetivo exercício em docência no Estado de Minas Gerais. É Especialista em Educação de Jovens e Adultos para os Privados de Liberdade pela – UFTM/MG. É Mestra em Educação pela mesma instituição. É Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Integra os grupos de pesquisa NEAB/UFSCar e Educação e relações étnico-raciais.

E-mail: marta_soaresdasilva@hotmail.com 

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1272211430972368

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-8660-861X 

Vínculo institucional: Doutoranda Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Cláudia Maria Costa Dias, Universidade Nacional de Educação a Distância - UNED

Doutora em Ciências da Educação (2012) e doutoranda em Psicologia Evolutiva e Didáctica. - Universidade de Alicante - Espanha. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (1990), Mestrado em Investigação Educativa (2010) e Desarrollo Local e Innovación Territorial pela Universidad de Alicante - Espanha (2008) e Graduanda em Psicologia pela UNED. Atualmente desenvolve atividades de docência em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Nacional de Educação a Distància - UNED, Design Instrucional para cursos de graduação e pós-graduação e atua como diretora no projeto Educartem, realizando atividades de apoio psicopedagógico e formação profissional. Participando ativamente de Investigações educativas nas áreas de Psicopedagogia, Metodologia Científica e Didáticas Específicas. Colabora com as seguintes linhas de pesquisa: Necessidades Educativas Especiais e Diversidade, Ensino e aprendizagem EaD - Tecnologias Aplicadas à Educação, Educação em Valores, Convivência Escolar e a participação da família na escola e Psicologia do Desenvolvimento.

E-mail: educartem@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9495693573641403

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4042-0950

Downloads

Publicado

2022-05-31

Edição

Seção

Educação Integral, diálogos e experiências na formação docente.