Letramento crítico e formação integral em uma unidade socioeducativa de internação de Ananindeua-PA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.6404

Resumo

Trata-se de pesquisa em fase embrionária, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão em Socioeducação e Políticas Intersetoriais, da Universidade do Estado do Pará, que problematiza o processo de letramento de adolescentes em unidade socioeducativa de internação, na Região Metropolitana de Belém/PA. O locus da investigação delineia-se como espaço de interseção entre duas instituições de caráter educacional: a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, responsável pelo cumprimento de medida socioeducativa de internação para adolescentes e a Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, escola responsável pela escolarização dos mesmos. O objetivo principal é examinar práticas de ensino e suas possíveis associações com o letramento crítico, de adolescentes privados de liberdade. Adota-se uma metodologia quali-quantitativo; coleta de dados primários e secundários utilizando técnicas de observação direta, cultivo de diário de campo, entrevistas semiestruturadas, e pesquisa documental. Explora-se como fundamentação teórica as categorias: Gêneros textuais, dialogicidade e letramento crítico. Parte-se da definição de gêneros textuais como instrumentos de interação social relevantes para a formação integral desses adolescentes a quem se devem retornar os direitos. Por meio do letramento crítico seria possível ao aluno conscientizar-se de seu papel ativo na busca de significados que os levem a refletir sobre seus propósitos e perspectivas, e opiniões originadas nas comunidades e grupos onde circulam.

Palavras-chave: Letramento crítico; gêneros textuais; dialogicidade; socioeducação.

Biografia do Autor

Monica Silva da Silva Araújo, GPESPI - UEPA/ EEEFM Professor Antonio Carlos Gomes da Costa/ Seduc-PA.

Especialista em Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Licenciada em Letras. Atua como professora de língua inglesa em unidade de internação socioeducativa para adolescentes em conflito com a lei. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Socioeducação e Políticas Intersetoriais, da UEPA da Universidade do Estado do Pará. Interesse em educação, socioeducação e letramento de adolescentes.

Filiação: GPESPI - UEPA/ EEEFM Professor Antonio Carlos Gomes da Costa/ Seduc-PA.

E-mail: profamoniaraujo.1@gmail.com

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7978249465524336

Link Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3646-5681

João Gomes Tavares Neto', GPESPI - UEPA/ EEEFM Professor Antonio Carlos Gomes da Costa/ Seduc-PA.

Doutor em Ciências Sociais, mestre em educação e licenciado pleno em ciências sociais. Professor Classe III, da Secretaria de Estado de Educação do Pará, atuando desde 2015, como professor de sociologia para adolescentes em situação de privação de liberdade.  É pesquisador do GPESPI – Grupo de Pesquisa e Extensão em Socioeducação e Políticas Intersetoriais. Desenvolve pesquisas sobre educação, socioeducação, mundo do trabalho e trabalho docente.

Filiação: GPESPI - UEPA/ EEEFM Professor Antonio Carlos Gomes da Costa/ Seduc-PA.

E-mail: gomestavaresnetojoao@gmail.com

Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9190-7238

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8287989115438157

Downloads

Publicado

2022-05-31

Edição

Seção

Educação Integral, diálogos e experiências na formação docente.