Letramento crítico e formação integral em uma unidade socioeducativa de internação de Ananindeua-PA.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.6404Resumo
Trata-se de pesquisa em fase embrionária, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão em Socioeducação e Políticas Intersetoriais, da Universidade do Estado do Pará, que problematiza o processo de letramento de adolescentes em unidade socioeducativa de internação, na Região Metropolitana de Belém/PA. O locus da investigação delineia-se como espaço de interseção entre duas instituições de caráter educacional: a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, responsável pelo cumprimento de medida socioeducativa de internação para adolescentes e a Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, escola responsável pela escolarização dos mesmos. O objetivo principal é examinar práticas de ensino e suas possíveis associações com o letramento crítico, de adolescentes privados de liberdade. Adota-se uma metodologia quali-quantitativo; coleta de dados primários e secundários utilizando técnicas de observação direta, cultivo de diário de campo, entrevistas semiestruturadas, e pesquisa documental. Explora-se como fundamentação teórica as categorias: Gêneros textuais, dialogicidade e letramento crítico. Parte-se da definição de gêneros textuais como instrumentos de interação social relevantes para a formação integral desses adolescentes a quem se devem retornar os direitos. Por meio do letramento crítico seria possível ao aluno conscientizar-se de seu papel ativo na busca de significados que os levem a refletir sobre seus propósitos e perspectivas, e opiniões originadas nas comunidades e grupos onde circulam.
Palavras-chave: Letramento crítico; gêneros textuais; dialogicidade; socioeducação.
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