Projeto GEOPARK Uberaba: espaços não formais para uma educação integral.

Autores

  • Thiago Riccioppo Gerente, historiador e curador do Museu do Zebu. Professor-formador No Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador Professora Dedê Prais https://orcid.org/0000-0002-7209-8233
  • Pedro Dias Mangolini Neves Professor da Rede Municipal de Uberaba/MG e professor-formador do Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador Professora Dedê Prais, Secretaria da Educação de Uberaba. https://orcid.org/0000-0002-3869-1367

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.6405

Resumo

Diante da necessidade do reconhecimento do projeto “Geopark Uberaba: Terra de Gigantes” pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Educação – UNESCO, inúmeros desafios têm-se descortinados para o desenvolvimento de ações difusas de macrogestão territorial. Para cumprimento desse compromisso, tem havido a adesão de agentes e entidades públicas e privadas do município de Uberaba durante o processo de implantação e fomentação do projeto. Um desses desafios se faz presente na educação, pois será necessário o desenvolvimento de mecanismos de políticas públicas permanentes que objetivem a valorização e absorção de aspectos identitários e de pertencimento identificados na comunidade uberabense pela própria comunidade. Este artigo apresenta algumas experiências e reflexões acerca de ações formativas de professores ocorridas no curso de 60 horas, intitulado de “Geopark Uberaba: Educar para transformar a Terra de Gigantes”, oferecido por meio da Casa do Educador Professora Dedê Prais. Desta forma, serão apresentadas possibilidades e potencialidades abertas com processos de educação absorvidas pela existência de pegagocidades inerentes nos espaços não formais de bens culturais, tais como logradouros públicos, museus, edificações históricas, instituições, bem como sobre cultura intangível local. Essas são problemáticas que envolvem o cotidiano dos professores, dos estudantes e da sociedade. Entende-se que estas perspectivas enriquecem como algumas das alternativas de ações educativas a serem trabalhadas, na perspectiva da Educação Integral, em escolas do município uberabense.

Palavras-chave: Formação continuada; Geoparque; Espaços não formais; Educação Integral.

 

Biografia do Autor

Thiago Riccioppo, Gerente, historiador e curador do Museu do Zebu. Professor-formador No Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador Professora Dedê Prais

Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em História do Tempo Presente: pensamentos, transformações rumo à globalização pela Universidade de Franca. Graduado em História pela FFCL. Gerente, historiador e curador do Museu do Zebu. Professor-formador No Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador Professora Dedê Prais. Conselheiro do Conselho de Turismo, Vice-presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Membro do comitê Gestor e dos Grupos de Trabalhos de educação e patrimônio cultural do projeto Geopark Uberaba: Terra de Gigantes.  Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências da Universidade Federal do Triângulo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8381029422208441

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7209-8233

Contato: thiagoriccioppo@gmail.com

Pedro Dias Mangolini Neves, Professor da Rede Municipal de Uberaba/MG e professor-formador do Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador Professora Dedê Prais, Secretaria da Educação de Uberaba.

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Rede Municipal de Uberaba/MG e professor-formador do Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador Professora Dedê Prais, Secretaria da Educação de Uberaba. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores – GPEFORM/UFTM.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7072333196079458                      

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3869-1367

Contato: pmangolini@hotmail.com

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Publicado

2022-05-31

Edição

Seção

Educação Integral, diálogos e experiências na formação docente.