As Mãos na arte surda

Uma ferramenta de confronto e afirmação dos valores sociais surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6407

Resumo

Esse trabalho é um recorte dos estudos de doutoramento desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG. O objetivo desse artigo é discutir como a arte surda se posiciona contra a dominação e exploração dos seus corpos por ouvintes. Além disso, discorreremos sobre como o contato com a arte surda pode nos humanizar e conduzir ao ato responsável mediado por uma atitude reflexiva sobre as realidades do outro que estão presentes na produção artística. Essa discussão é necessária, pois existem evidências que atestam que ao longo dos séculos, primeiramente, a classe dominante dos ouvintes tentou expurgar os surdos da vida social e com o passar do tempo explorou os seus corpos enxertando suas expressões faciais e corporais nas representações artísticas de ouvintes. Tendo isso em mente, acreditamos compreender esse processo, pode nos conduzir a algo novo, a uma atitude empática nos fazendo adotar atos responsáveis. Para isso, nos valemos dos estudos do ato responsável de Bakhtin (1987), do direito ao olhar em contraposição a visualidade de Mirzoeff (1995) e no conceito de humanização de Candido (2011) e Freire (1998). Por fim, concluímos que os surdos têm o direito ao olhar, a serem vistos, não como coisas, mas como pessoas e através do contato com as artes surdas poderemos conhecer as particularidades das comunidades surdas e com isso praticar o ato responsável.

Biografia do Autor

Ronny Diogenes Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Educação do Ceres - UFRN

Dr. Fábio Marques, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como professor no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG). Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN, do Observatório do Discurso da Política Externa Brasileira e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Mediação do e no complexo, dialógico e multifacetado processo de ensino-aprendizagem; ii) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem de Línguas; iii) Políticas Linguísticas e Diplomacia Cultural, iv) Teoria Dialógica da Linguagem; e v) Política Externa Brasileira.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.