As Mãos na arte surda
Uma ferramenta de confronto e afirmação dos valores sociais surdos
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6407Resumo
Esse trabalho é um recorte dos estudos de doutoramento desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG. O objetivo desse artigo é discutir como a arte surda se posiciona contra a dominação e exploração dos seus corpos por ouvintes. Além disso, discorreremos sobre como o contato com a arte surda pode nos humanizar e conduzir ao ato responsável mediado por uma atitude reflexiva sobre as realidades do outro que estão presentes na produção artística. Essa discussão é necessária, pois existem evidências que atestam que ao longo dos séculos, primeiramente, a classe dominante dos ouvintes tentou expurgar os surdos da vida social e com o passar do tempo explorou os seus corpos enxertando suas expressões faciais e corporais nas representações artísticas de ouvintes. Tendo isso em mente, acreditamos compreender esse processo, pode nos conduzir a algo novo, a uma atitude empática nos fazendo adotar atos responsáveis. Para isso, nos valemos dos estudos do ato responsável de Bakhtin (1987), do direito ao olhar em contraposição a visualidade de Mirzoeff (1995) e no conceito de humanização de Candido (2011) e Freire (1998). Por fim, concluímos que os surdos têm o direito ao olhar, a serem vistos, não como coisas, mas como pessoas e através do contato com as artes surdas poderemos conhecer as particularidades das comunidades surdas e com isso praticar o ato responsável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index