A exigência da educabilidade humana

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Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica, o presente texto objetiva compreender a exigência da educabilidade humana. Em suma, trata-se de lançar luzes para responder a pergunta: “Por que falamos de educação e dela precisamos?”. Nesse sentido, considera-se que o desejo que este mundo pode se aprofundar e continuar a existir, para além da duração de uma vida, alimenta o desejo de educar as gerações vindouras. Primeiramente, para conhecer o mundo humano e se familiarizar com ele é preciso inserir-se na linguagem, aprender com os outros e incorporar o legado histórico e cultural das gerações anteriores. É nesse lugar que se insere a educação, um lugar de encontro entre o velho e o novo. Forma-se, assim, a exigência de preservar uma herança e cuidar daqueles que vêm como novidade. 

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUI - Bolsista CAPES), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI - Bolsista CAPES), Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi), Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi) e Licenciado em Pedagogia (Faculdade Campos Elíseos). Atuou como Professor de História e Sociologia no Estado de Santa Catarina (2012-2017). Possui experiência de docência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Ensino Superior. Atualmente é Professor de História e Geografia nos Anos Finais e também Professor de Anos Iniciais na Rede Municipal de Ijuí/RS. Atua ainda como Professor de História no Ensino Fundamental no Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA/UNIJUI). Temas de investigação: Condição Humana, Infância, Autoridade Docente, Especificidade da Escola, Republicanismo e Educação.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.