A formação do professor de português e os alunos com necessidades específicas

Autores

  • Lorena Lopes Goulart Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6478

Resumo

Este trabalho buscou analisar as grades curriculares dos cursos de Letras ofertados de forma EAD (Ensino a Distância) e gratuita, atendo-se aos resultados encontrados nas primeiras dez páginas de pesquisa da ferramenta de busca do Google através do comando “Curso de Letras EAD gratuito”. E por meio dessa análise buscou-se verificar se a educação especial e/ou inclusiva estava presente no currículo de formação docente, assim tratando-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, iniciando uma discussão com o texto “Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos” de Vera Maria Ferrão (2012), através do qual constatamos que o currículo de formação docente se mantém atrelado ao que a autora defini como multiculturalismo assimilacionista, já que em alguns currículos de formação docente a heterogeneidade não é considerada ou quando ela está presente o tempo destinado a ela é escasso. Dessa forma, busca-se através dos resultados obtidos neste trabalho, uma mudança na grade curricular de formação docente que inclua os alunos com necessidades específicas, suas demandas, estratégias de aprendizagem para este público e outros conhecimentos pertinentes para que de fato esse aluno seja incluído não apenas no ambiente escolar, mas também no ensino ofertado pela escola.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.

Como Citar

A formação do professor de português e os alunos com necessidades específicas. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 149 a 154, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i4.6478. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6478. Acesso em: 5 dez. 2025.