Recursos tecnológicos e estratégias de ensino
Análise de videoaulas de língua portuguesa no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6582Resumo
Este estudo investiga o uso de recursos tecnológicos como estratégias de ensino de Língua Portuguesa em videoaulas disponíveis no Youtube. O objetivo é analisar os recursos utilizados em quatro videoaulas na mediação dos conteúdos dessa disciplina produzidos e apresentados pelo Programa da SEDUC/PA Todos em Casa pela Educação, aos alunos do Ensino Fundamental, durante o momento pandêmico. Este estudo ocorreu no segundo semestre letivo de 2021, quando selecionamos quatro videoaulas de Língua Portuguesa voltadas para o Ensino Fundamental e procedemos à análise. A pesquisa é de abordagem qualitativa, considerando os pressupostos de Lüdke e André (1986), passando por momentos de estudo bibliográfico e análise documental (de forma remota em ambiente virtual). A base teórica está pautada nas discussões acerca dos recursos tecnológicos digitais, sua função social e seu ensino, relacionando com o desenvolvimento de aulas virtuais. Para tanto, recorremos aos seguintes autores: Possenti (1996), Antunes (2007), Geraldi (1996; 2015), Cançado (2008), Abrahão (2018). A discussão sobre as tecnologias na sala de foi feita a partir das ideias de Soares (2002), Buzato (2006), Moran (1995), Mendes (2020) e Gabriel (2013). Os resultados demonstraram que a tecnologia pode ser significativa na mediação de conteúdos da Língua Portuguesa por apresentar aspectos sensoriais como imagens e sons, tais aspectos podem contribuir na construção do conhecimento, além de possibilitar uma alternativa ao ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index