Recursos tecnológicos e estratégias de ensino

Análise de videoaulas de língua portuguesa no Youtube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6582

Resumo

Este estudo investiga o uso de recursos tecnológicos como estratégias de ensino de Língua Portuguesa em videoaulas disponíveis no Youtube. O objetivo é analisar os recursos utilizados em quatro videoaulas na mediação dos conteúdos dessa disciplina produzidos e apresentados pelo Programa da SEDUC/PA Todos em Casa pela Educação, aos alunos do Ensino Fundamental, durante o momento pandêmico. Este estudo ocorreu no segundo semestre letivo de 2021, quando selecionamos quatro videoaulas de Língua Portuguesa voltadas para o Ensino Fundamental e procedemos à análise. A pesquisa é de abordagem qualitativa, considerando os pressupostos de Lüdke e André (1986), passando por momentos de estudo bibliográfico e análise documental (de forma remota em ambiente virtual). A base teórica está pautada nas discussões acerca dos recursos tecnológicos digitais, sua função social e seu ensino, relacionando com o desenvolvimento de aulas virtuais. Para tanto, recorremos aos seguintes autores: Possenti (1996), Antunes (2007), Geraldi (1996; 2015), Cançado (2008), Abrahão (2018). A discussão sobre as tecnologias na sala de foi feita a partir das ideias de Soares (2002), Buzato (2006), Moran (1995), Mendes (2020) e Gabriel (2013). Os resultados demonstraram que a tecnologia pode ser significativa na mediação de conteúdos da Língua Portuguesa por apresentar aspectos sensoriais como imagens e sons, tais aspectos podem contribuir na construção do conhecimento, além de possibilitar uma alternativa ao ensino.

Biografia do Autor

Dulcicléia Tavares de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Bacharel em Administração; Especialista MBA em Administração pública; Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Belém).

Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Letras – Estudos Linguísticos (UFPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Belém). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Literatura e Tecnologias na Amazônia (IFPA - CNPq).

Isaac Santiago Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduando do Curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Belém).

Sara Lorena da Silva Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Belém).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.