Docência e feminização: educadoras brasileiras e a primeira infância no Brasil

Autores

  • ALEXANDRE VITOR CASTRO DA CRUZ UNIUBE - SEEMG

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6585

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da feminização da docência, especialmente nos anos iniciais. Para tanto, ao pensar a feminização do trabalho docente, especialmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o tom de minhas análises considera a instabilidade social, econômica e política e a crise no mundo do trabalho que esteve presente na realidade brasileira no final da década de 1990 e que moldou as relações dentro das escolas brasileiras. Para tanto, as questões de gênero são centrais, pois o caráter questionador do movimento feminista abriu espaço para entender a reprodução de um esquema binário, que exaltava o masculino e subjugava o feminino, e as possíveis soluções para as desigualdades provenientes deste.

Palavras-chave: docência; feminização; séries iniciais

Biografia do Autor

  • ALEXANDRE VITOR CASTRO DA CRUZ, UNIUBE - SEEMG

    Doutorando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube/Trilhas de Futuro. Mestre em Educação também pelo PPGE Uniube (2018).

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.

Como Citar

Docência e feminização: educadoras brasileiras e a primeira infância no Brasil. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 128 a 148, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i4.6585. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6585. Acesso em: 5 dez. 2025.