Docência e feminização: educadoras brasileiras e a primeira infância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6585Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da feminização da docência, especialmente nos anos iniciais. Para tanto, ao pensar a feminização do trabalho docente, especialmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o tom de minhas análises considera a instabilidade social, econômica e política e a crise no mundo do trabalho que esteve presente na realidade brasileira no final da década de 1990 e que moldou as relações dentro das escolas brasileiras. Para tanto, as questões de gênero são centrais, pois o caráter questionador do movimento feminista abriu espaço para entender a reprodução de um esquema binário, que exaltava o masculino e subjugava o feminino, e as possíveis soluções para as desigualdades provenientes deste.
Palavras-chave: docência; feminização; séries iniciais
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index