Iniciação e Docência

Autores

Resumo

A Revista Iniciação & Formação Docente é um periódico semestral com fluxo continuo, porém temos os Dossiês que também são semestrais. A revista tem como escopo artigos resultante de pesquisas e relatos de experiências desenvolvidos nas áreas de Educação. O periódico também possui edições especiais que são publicadas no formato de Dossiê. Destacamos que a revista está completando oito anos, ou seja, consolidando sua proposta de divulgar trabalhos acadêmicos.

O presente volume apresenta em sua abertura a seção “Ensino e Formação de Professores”, O primeiro artigo que tem por finalidade compreender as principais dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem de Química. Já o segundo, faz uma convergência para o uso de tecnologia, mais especificamente o software ATLAS.ti.

Na segunda seção, intitulada “Estagio Supervisionado”, temos três artigos, sendo o primeiro debate os desafios do Estágio Supervisionado no período da pandemia, que tanto impactou a vida de estudantes e professores; o segundo apresenta os efeitos da pandemia nos estágios supervisionados, tendo em vista o isolamento social imposto pelas medidas sanitárias em contraponto com o programa de Residência Pedagógica; o terceiro e último desta seção trata dos relatórios de estágio de observação no ensino de leitura.

Já a terceira seção desta edição apresenta artigos do fluxo contínuo e é composta por três trabalhos contemplados: o primeiro aborda questões relacionadas ao uso da internet por profissionais da educação, demonstrando que a formação profissional deve ser repensada neste século XXI. O segundo artigo apresenta uma prática docente envolvendo a escrita autobiográfica de alunos da educação básica, durante as aulas de Geografia, mostrando que o processo de Ensino /Aprendizagem atravessa o aluno. O terceiro e último artigo tem como pano de fundo levar o leitor a refletir sobre a viabilidade de executar atividades práticas no Ensino Remoto.  

Apesar das demandas impostas pela COVID-19 em todos os aspectos, nota-se que a Educação se reinventou, adaptou-se, não fazemos juízo de valor, porém, é importante ressaltar o profissionalismo dos educadores nos quase dois anos de pandemia e, portanto, temos alguns trabalhos que trazem essa vivência que de modo algum não foi fácil para nenhum profissional da educação.

Para finalizar, temos a seção resenha apresenta o livro “Desenvolvimento profissional de professores de educação física: reflexões sobre a formação e socialização docente”, uma obra que discute aspectos do desenvolvimento profissional do professor de educação física além de apresentar os desafios na carreira, ou seja, tem como objetivo convidar os leitores a descobrir um material rico e diversificado.

Pode-se observar que este volume apresenta uma heterogeneidade, no entanto, não perde de vista assuntos que nos são preciosos, como a formação docente. Entendemos que as adversidades estão presentes no cenário educacional, mas, por meio da ciência, da pesquisa, teremos condições de avaliar e repensar as práticas docentes, seja na Educação Básica, seja na Educação Superior a fim de que os processos de Ensino/Aprendizagem se tornem mais produtivos e eficazes.

Assim, esperamos que este volume possa estimular nossos leitores a aprofundarem seus conhecimentos e instigá-los no ofício docente, com sugestões práticas, desde a Educação Básica ao ensino universitário.

Biografia do Autor

Iara Aparecida Garcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Licenciada no Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM. Faz parte do grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de estudos variacionistas), e do grupo de pesquisa GEPADLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita), ambos cadastrados na plataforma Lattes e reconhecido pela instituição, também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), jornais e revistas da década de 40 da cidade de Uberaba, orientado pela Profª Dra. Juliana Bertucci Barbosa. Atualmente participa Programa de Pós-Graduação em Educação  PPGE/UFTM  Mestrado  área de concentração Fundamentos Educacionais e Formação de Professores tendo o titulo da pesquisa;Escrita Argumentativa, conhecimento e formação no ensino superior.", com orientação da Profª Dra.Marinalva Vieira Barbosa

 

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Apresentação do Volume